Durante roadshow em São Paulo, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo destaca ao Diário do Turismo o crescimento do mercado brasileiro, a ampliação da conectividade aérea e novos investimentos para fortalecer o destino
Por Denis Rugeri | Diário do Turismo
O Uruguai reforçou sua aposta no mercado brasileiro durante o roadshow realizado na quarta-feira (5), em São Paulo, reunindo representantes do Ministério do Turismo do Uruguai (MINTUR), da Câmara Uruguaia de Turismo (CAMTUR), operadores receptivos, hotéis, destinos turísticos e agentes de viagens brasileiros. O encontro teve como objetivo estreitar o relacionamento com o trade nacional, apresentar novos produtos turísticos e fortalecer a promoção do destino no Brasil.
A abertura do evento foi conduzida por Paula Alves, coordenadora promocional do Ministério do Turismo do Uruguai (MINTUR), María Julia Fernández, diretora executiva da Câmara Uruguaia de Turismo (CAMTUR), e pelo presidente da entidade, Fernando Tapia, que apresentou um panorama positivo da relação entre os dois países e destacou o crescimento do turismo brasileiro para o destino.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Turismo, Fernando Tapia revelou que, enquanto o turismo receptivo uruguaio apresentou uma pequena retração no primeiro semestre de 2026, o fluxo de visitantes brasileiros seguiu em sentido oposto e cresceu quase 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“O turismo vindo do Brasil continua crescendo. No primeiro semestre de 2026 tivemos um aumento de quase 5% no número de brasileiros visitando o Uruguai em relação ao mesmo período de 2025. Enquanto o turismo receptivo em geral apresentou uma pequena queda, o mercado brasileiro mostrou um desempenho bastante positivo.”
Segundo Tapia, os dados da plataforma Amadeus reforçam esse cenário favorável.
“As pesquisas de voos cresceram 27% para Montevidéu e 47% para Punta del Este. Isso demonstra que o interesse dos brasileiros pelo Uruguai continua aumentando.”

Mais voos impulsionam o turismo
A conectividade aérea também foi um dos destaques apresentados durante o roadshow. Segundo o presidente da CAMTUR, somente o Aeroporto Internacional de Guarulhos contará neste ano com aproximadamente 356 mil assentos disponíveis para voos entre Brasil e Uruguai, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
Além das operações regulares a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades do Nordeste, Tapia confirmou a expectativa pela retomada de voos diretos entre Porto Alegre e Montevidéu, além de ligações sazonais para Punta del Este durante o verão.
“Temos uma expectativa muito positiva de continuar ampliando essa conectividade aérea. Quanto mais voos, maior será a facilidade para que os brasileiros escolham o Uruguai como destino.”

Gramado inspira novos investimentos
Durante a entrevista, Fernando Tapia revelou que a Câmara Uruguaia de Turismo vem defendendo junto ao governo uruguaio a criação de incentivos fiscais para estimular investimentos privados em parques temáticos e equipamentos de entretenimento, especialmente na região de Punta del Este.
A proposta tem como inspiração o modelo desenvolvido por Gramado (RS), referência nacional em turismo de lazer.
“Gramado é um excelente exemplo para nós. Queremos criar incentivos para atrair investimentos em parques de entretenimento próximos a Punta del Este. Isso ajudaria a reduzir a sazonalidade e manter a região atrativa durante todo o ano.”
Segundo ele, a iniciativa permitiria aproveitar melhor a ampla oferta de hospedagem existente fora da alta temporada.

Enoturismo ganha força
Outro segmento que vem conquistando espaço é o enoturismo. Fernando Tapia explicou que um número crescente de vinícolas uruguaias passou a investir em experiências completas para os visitantes, incluindo degustações, gastronomia e hospedagem nas próprias propriedades.
“Hoje muitas vinícolas oferecem uma experiência completa, permitindo que o visitante conheça a produção, faça degustações e até se hospede na propriedade. Os brasileiros têm demonstrado grande interesse por esse segmento.”


Muito além de Montevidéu e Punta del Este
Embora Montevidéu continue sendo uma das principais portas de entrada do país, Tapia explicou que, em 2025, o departamento de Maldonado, onde está localizada Punta del Este, foi o destino mais visitado do Uruguai.
O dirigente destacou ainda outros atrativos que vêm despertando o interesse dos turistas brasileiros, como Colonia del Sacramento, Patrimônio Mundial da UNESCO, as vinícolas da região de Canelones, o turismo de mineração, as águas termais e os free shops localizados na fronteira com o Brasil.
“O Uruguai oferece muito mais do que muitos brasileiros imaginam. Temos patrimônio histórico, gastronomia, vinhos, turismo termal, compras e experiências para diferentes perfis de viajantes.”

Rodadas de negócios fortalecem o trade
Além das apresentações institucionais, o roadshow promoveu uma intensa rodada de negócios entre operadores receptivos, hotéis, destinos turísticos e agentes de viagens brasileiros.
Segundo Fernando Tapia, encontros como esse fortalecem a comercialização do destino e ampliam o conhecimento dos profissionais brasileiros sobre a diversidade da oferta turística uruguaia.
“Queremos que os agentes conheçam cada vez melhor o Uruguai. O Brasil é um mercado prioritário para nós e continuaremos investindo na promoção do destino.”
Ao encerrar sua participação, o presidente da CAMTUR deixou um convite aos brasileiros:
“Esperamos todos vocês no Uruguai.”

Ministério do Turismo do Uruguai (MINTUR)
- Telefone Geral: +598 2 1885
- E-mail de Suporte / Geral: [email protected]
- E-mail de Comunicação / Redes: [email protected]
- Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825 s/n, esquina com Yacaré, Montevidéu, Uruguai
- Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 09:30 às 16:00
- Sites Oficiais: https://www.gub.uy/ministerio-turismo/




