Viracopos encerra 2020 com alta de passageiros e projeta crescimento em 2021 

Continua depois da publicidade

Aeroporto de Viracopos registrou em dezembro o movimento de 789,3 mil ante 754,4 mil passageiros em novembro e 701,5 mil de outubro

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Aeroporto Internacional de Viracopos encerrou o ano de 2020 com mais um indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas. O terminal registrou em dezembro a oitava alta consecutiva de movimentação de passageiros em relação ao mês anterior. Com isso, houve redução dos impactos causados pela queda brusca de passageiros ocorrida principalmente entre os meses de março e abril do ano passado.

Veja também as mais lidas do DT

O aeroporto registrou em dezembro o movimento de 789,3 mil ante 754,4 mil passageiros em novembro, 701,5 mil pessoas de outubro, 564,7 mil em setembro, 454,2 mil em agosto, 383,2 mil em julho, 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril (menor movimentação do ano). A previsão é que o mês de janeiro apresente nova alta, podendo chegar próximo aos 800 mil passageiros.

Apesar de ainda apresentar queda da movimentação de passageiros de 11,8% na comparação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019 (que teve 895.497 mil passageiros), houve aumento de quase 5% na comparação entre novembro e dezembro deste ano.

Já no acumulado do ano de 2020, a queda foi de 36,6% em relação ao mesmo período de 2019. No total, 6,7 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2020 ante 10,5 milhões de 2019, resultando na redução de 36,6%.

Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas. Em janeiro deste ano, por exemplo, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  A queda brusca ocorreu principalmente nos meses de março e abril por causa da pandemia. No entanto, desde maio a recuperação vem ocorrendo de forma gradual como mostra a evolução de movimento de aeronaves e de passageiros.

Pousos e decolagens 

A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).

No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. Em julho, o movimento diário chegou próximo de 130 pousos e decolagens/dia.

Já em agosto, os movimentos diários de pousos e decolagens chegaram a 165 e, em setembro, foram aproximadamente 190 movimentos/dia. Em outubro, foram 240 pousos e decolagens diárias, em média.

Já no mês de novembro, a média diária de pousos e decolagens chegou a 275 movimentos por dia. Em dezembro, esta média ficou próxima dos 290 pousos e decolagens por dia.

Ações contra o contágio

Em nota, o aeroporto informa que no final de 2020, Viracopos recebeu o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a Covid-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade