Visit Rio promove debate sobre Políticas Públicas de Turismo para o Esporte

Continua depois da publicidade

Representantes do governo federal, estadual e municipal participam do evento, que visa atrair competições para a cidade

Para consolidar a vocação esportiva e atrair mais competições para o Rio de Janeiro, o Visit Rio Convention Bureau promove, na terça-feira (21), a 1ª Conferência Rio Cidade Olímpica, no Teatro Copacabana Palace.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o encontro vai reunir representantes do governo federal, estadual e municipal, comitês olímpicos, ex-atletas e especialistas para discutir estratégias e modelos de negócios. Jornalistas credenciados poderão acompanhar o evento.

Apenas em 2023 o Rio de Janeiro foi palco de 46 eventos esportivos que foram responsáveis por injetar US$ 169 milhões (R$ 827 milhões) na economia local. As atividades atraíram cerca de 280 mil pessoas, o que representa 24% do público total dos eventos realizados na cidade no período.

Para o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, a lei estadual de incentivo ao esporte e o legado da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos são elementos que conferem ao Rio vantagens competitivas como sede para eventos dessa categoria.

“Temos uma geografia que oferece o cenário ideal para uma ampla gama de atividades ao ar livre e nos beneficiamos de complexos esportivos construídos para eventos. A lei estadual que concede vantagens fiscais a empresas que pagam ICMS no Estado e têm interesse em investir em iniciativas culturais e esportivas no Rio de Janeiro também desempenha um papel crucial para o estímulo desse setor. Vale destacar que a cidade conquistou nove vezes consecutivas o prêmio de melhor destino para esportes pelo World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo”, afirmou.

Programação iniciativas do mundo esportivo

A abertura da Conferência será marcada por um debate sobre Políticas Públicas de Turismo para o Esporte, com a participação de Guilherme Schleder, secretário municipal de Esporte do Rio de Janeiro; Ronnie Costa, presidente da Riotur; Daniela Maia secretária municipal de Turismo; Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio; Bernardo Fellows, chefe executivo de eventos e grandes Eventos do município, e Pedro Guimarães, diretor-presidente da Apresenta Rio.

Para discutir a relevância das competições esportivas internacionais no desenvolvimento do esporte brasileiro, haverá uma mesa redonda com representantes das Confederações Brasileiras de Vôlei (CBV), Atletismo (CBAt), Vela (CBVela) e Canoagem (CBca). Já iniciativas como Instituto UEVOM (Maré), Projeto Grael e Instituto Yduqs vão debater o impacto do esporte na inclusão e transformação social em conjunto com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio De Janeiro (SUDERJ) e Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor.

A programação ainda conta com uma apresentação de cases de sucesso e um bate-papo sobre modelos de negócios empresariais para eventos esportivos e captações reunirá representantes de projetos consagrados, como Rei e Rainha do Mar, Maratona do Rio, XTERRA, Rally dos Sertões e Sou do Esporte.

Veja também as mais lidas do DT

O evento gratuito começa às 9 horas e é aberto ao público. As inscrições via sympla podem ser feitas neste link.

EDIÇÃO DO DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade