DIÁRIO dá início a sua Retrospectiva 2015

Continua depois da publicidade

CONSELHO EDITORIAL DO DIÁRIO

Inúmeras entrevistas, grandes reportagens, artigos agudos, abordagens polêmicas e incontáveis notícias fizeram de 2015 um ano para lá de atípico para o DIÁRIO DO TURISMO.

Muito mais que reproduzir  conteúdos de encomenda, o ano foi marcado por produções independentes feitas por nossa equipe. Três que se destacam: Uma volta ao Mundo da Patagônia, a bordo do navio da Cruzeiro Australis (em abril), uma viagem a Medellin, Colômbia (em setembro) para a cobertura do Fórum da Organização Mundial do Turismo (OMT), e a participação especial na Ópera do Marajó (em novembro), como mídia convidada, que resultou em uma reedição de nossa revista Reportagem Panorâmica

Veja também as mais lidas do DT

No âmbito do mercado corporativo, em maio, o DIÁRIO acompanhou a ação da Nascimento Turismo, um dos maiores players do mercado de pacotes turísticos, que entrou com um  pedido de Recuperação Judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Neste mesmo mês, firmamos uma parceria com o Escritório de Advocacia Vianna & Oliveira Franco Sociedade de Advogados, iniciando publicações quinzenais da coluna DIREITO E TURISMO, produzidas pelo brilhante advogado Marcelo Vianna.

No plano político, em abril, o funcionário público com carreira técnica, Vinícius Lages (que até então vinha fazendo um bom papel no Ministério do Turismo) foi trocado no cargo de ministro por Henrique Eduardo Alves, um político do PMDB, até então ligado ao governo Federal. A decisão não teve nada a ver com a visão estratégica para o setor, mas foi puro jogo político que demonstrou até que ponto o turismo é importante para Brasil. Em outubro, o governo anunciou uma reforma ministerial que reduziu de 39 pra 31 o número de ministérios, e, por sorte, o do Turismo foi poupado.

Em julho, uma grande polêmica pautou as discussões e os bate-papos informais no café e no almoço. O diretor geral da operadora Schultz, Aroldo, contestou artigo veiculado pelo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Antonio Azevedo, que argumentava, entre outras coisas, as limitações legais e institucionais de uma associação que defende os interesses do agente de viagem.

Grandes entrevistas e matérias marcaram o ano do DT. Participamos da solenidade de fusão das marcas  das companhias aéreas TAM e LAN, fomos testemunhas oculares da entrada da Avianca na Star Alliance, participamos de feiras com estande, como na 43ª Expo Abav em São Paulo e a 27ª Festuris, em Gramado e, definitivamente, delimitamos nosso espaço no competitivo mercado editorial e jornalístico do turismo.

E para finalizar, estabelecemos este ano grandes parcerias a partir de uma atitude simples mas desprezada por muitas empresas e pessoas: o saber ouvir. Ouvimos, por meio de nossas entrevistas, dezenas de empresários, executivos, políticos, empreendedores e, aprendemos que, em uma época em que a recessão econômica leva para a bancarrota principalmente empresas mal administradas, leva também grandes conglomerados onde seus líderes têm como característica pessoal o egocentrismo, essa mania em achar que é o próprio sol.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade