Cristiane Silva, diretora da Sanchattour, fala sobre o Turismo Médico em Cuba

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

À medida que os governos de Barack Obama e de Raul Castro se entendem, dando fim ao isolamento econômico de Cuba imposto pelos Estados Unidos, vários setores desenvolvem ainda mais nichos comerciais na Ilha Caribenha. Um desses setores é o turismo médico. O país tem grande reputação por suas universidades de medicina e grande respeito por oferecer tratamento médico de qualidade. Milhares de pessoas vão ao país todos os anos para fazer o que ficou conhecido como turismo médico: viagens internacionais para fazer cirurgias e tratamentos. Este nicho foi e está muito bem explorado pela Sanchat tour, operadora especializada em Caribe e principalmente em Cuba.  Além disso, por meio do Projeto Elan (Escola Latino-americana de Medicina) – um acordo entre o governo brasileiro e o governo cubano, jovens brasileiros têm ido para Cuba estudar medicina. O DIÁRIO conversou com a diretora da Sanchattour, Cristiane Silva para saber mais a respeito.

DIÁRIO – Como a Sanchat articula sua participação com o turismo médico em Cuba? 

Veja também as mais lidas do DT

CRISTIANE SILVA: Somos os representantes oficiais para o Brasil da SMC (Empresa Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos).  Aqui no Brasil divulgamos através de nossos site e através das feiras todos os tipos de tratamentos que podemos oferecer em Cuba, desde os mais simples aos mais complicados. Nesse caso, é necessário que o cliente-paciente nos envie um diagnóstico médico que será enviado a Cuba para a avaliação dos médicos de lá. Em 24 horas eles nos contactam com as resposta se a pessoa pode ir ou não fazer o tratamento em Cuba e o grau de complexidade. São vários os tratamentos, como a diabetes, reabilitação neurológica, cardiologia, cardio-cirurgia, oftalmologia e ortopedia., entre outros.

DIÁRIO – Cristiane, como é a participação da Sanchattour neste projeto Elam?

CRISTIANE SILVA: A participação da Sanchattour  no Projeto Elam (Escola Latino-americana de Medicina) foi a partir de um acordo entre o governo brasileiro e o governo cubano. Fomos a empresa escolhida para organizar a parte de viagem a Cuba. Levamos, desde 2010 até hoje mais de 1.500 alunos para estudar em Havana e em outras cidades cubanas. Formados, eles já começaram a voltar; tanto que no ano passado se formaram 600 alunos que já regressaram ao Brasil. A Sanchattour organizou a ida dos familiares a Cuba  para participarem da colação de grau e formatura; foi muito lindo toda a organização com a Missa na Catedral de Havana feita em Português, tudo organizado pela Sanchattour e pelos formandos. Foi realizada uma festa em Varadero onde tivemos a presença de mais de 100 brasileiros entre formandos e familiares; até hoje temos o contato dos alunos que estão atualmente fazendo a faculdade. No fim dos estudos, eles nos contatam para comprar as suas passagens de regresso.

A Sanchattour é a representante oficial no Brasil da Empresa Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos (SMC)
A Sanchattour é a representante oficial no Brasil da Empresa Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos (SMC)

DIÁRIO – Com a abertura econômica e política entre Estados Unidos e Cuba tem aumentado a procura por turismo especializado de saúde na ilha?

CRISTIANE SILVA: Sim, tem sido automático o aumento de clientes indo a Cuba , visto que hoje a mídia está todos os dias falando de Cuba, seja sobre economia que está aquecendo com a chegada de novos hotéis, seja sobre os navios que estão chegando, seja com as novas linhas aéreas etc… isso causa uma curiosidade  e desperta o interesse de conhecer Cuba ou ir para fazer qualquer tipo de tratamento, seja de saúde, estético, ou mesmo só fazer turismo…

DIÁRIO – Você pode passar os números deste segmento de turistas que a Sanchat enviou nos últimos anos?

CRISTIANE SILVA: Nos últimos cinco anos enviamos uma média de 400 turistas/ano incluindo os tratamentos mais simples como Vitiligo e Psoríases até os mais complexos.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade