Belém do Pará: Restaurante Lá em Casa – Ao métre com carinho

Continua depois da publicidade

Por Guilherme Athaíde*

É com uma pitada de saudosismo e muita admiração que Alcides Paulino evoca a lembrança de seu chefe Paulo Martins, falecido em 2010. E isso não é para menos já que Martins fundou o Restaurante Lá em Casa, um dos mais famosos e respeitados de Belém, e, mesmo sem nunca ter feito um curso de culinária na vida, foi um grande chef de cozinha que marcou época. Atencioso e afetuoso, Alcides trabalha no restaurante como métre há mais de vinte anos.

O ambiente da Estação das Docas, onde o restaurante está desde a abertura do espaço no ano 2000, não poderia ser mais convidativo para quem quer apreciar pratos tipicamente paraenses. Às margens da Baía do Guajará, o Lá em Casa é charmoso e apresenta um cardápio completo para que o cliente transite na culinária do Pará. Alcides gosta de frisar quais dos pratos foram criados pelo “saudoso Paulo Martins”, em suas palavras.

Veja também as mais lidas do DT

Banquete amazônico: boa parte da culinária paraense em mostra deliciosa (Foto: DT)
Banquete amazônico: boa parte da culinária paraense em mostra deliciosa (Foto: DT)

E uma dessas criações permite um incrível passeio pelo Pará: se trata de um prato em três etapas nas quais são servidos patinha de caranguejo, isca de pirarucu, farofa do peixe, caranguejo refogado, feijãozinho de Santarém e leite de coco com cebola; maniçoba, arroz e pato no tucupi e, para finalizar de sobremesa, sorvete de açaí, um creme de bacuri com farinha de tapioca adocicada intitulado Angatu e Mundico e Zefina – uma releitura de Romeu e Julieta, mas com doce de cupuaçu e queijo de búfala no lugar da goiabada com queijo. Um mergulho às profundezas da gastronomia paraense.

Capa_RP10_peq*Matéria integra a revista BELÉM 400 ANOS: A CAPITAL DA OBRA-PRIMA DA AMAZÔNIA!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade