A arte de construir hotel por Paulo Mancio – (1)

Continua depois da publicidade

““Não adianta falarmos de sustentabilidade do verde se a empresa não parar em pé”, afirma o VP de Design e Construção da Accor na América do Sul, Paulo Mancio

Por Zaqueu Rodrigues (com edição do DT)**


A cultura sustentável está renovando a construção de hotéis. O avanço tecnológico reflete-se em materiais cada vez mais alinhados com as demandas globais, aumentando a performance e reduzindo os impactos ambientais. “A cada dia encontramos soluções mais inteligentes para economizar. Hoje temos vários equipamentos que vão se aprimorando nos principais eixos de sustentabilidade”, avalia o VP de Design e Construção da Accor na América do Sul, Paulo Mancio em entrevista exclusiva ao DIÁRIO.

Mancio continua, apontando que as transformações representam um avanço muito grande para a hotelaria, pois os impactos são mais positivos tanto no meio ambiente quanto no setor financeiro. Para seguir nessa jornada rumo à hotelaria sustentável, ele explica que o primeiro passo é a sustentabilidade econômica. “Não adianta falarmos de sustentabilidade do verde se a empresa não parar em pé. Claro que essa cultura envolve uma cadeia toda, mas a primeira base, e digo isso com muita responsabilidade, é a econômica”.

“Não adianta falarmos de sustentabilidade do verde se a empresa não parar em pé. Claro que essa cultura envolve uma cadeia toda, mas a primeira base, e digo isso com muita responsabilidade, é a econômica”.

A sustentabilidade está presente na construção de hotéis sob as mais variadas perspectivas, ressalta ele, explicando que existem basicamente dois caminhos para erguer um hotel. “O primeiro é por meio do projeto greenfield, quando o hotel é construído do zero, do chão; já o segundo é o brownfield, quando um hotel nasce a partir de uma estrutura já levantada”.

Veja também as mais lidas do DT

Um exemplo do modelo brownfield é o conjunto de casas do histórico Largo do Boticário, no Cosme Velho (RJ), que abrigará o primeiro hotel Jo&Joe da Accor na América do Sul. “Estamos transformando uma joia do Rio de Janeiro em um hotel”, define Mancio, ressaltando que o processo de readaptação do edifício, que é tombado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Inepac), está preservando todas as características originais do complexo.

Toada do desenvolvimento

Mancio avalia que a construção civil no Brasil segue a toada de um país em desenvolvimento. Membro-diretor do Green Building Council, instituição que busca ampliar a sustentabilidade na construção civil, Mancio afirma que a cultura sustentável é uma consciência que a Accor vem construindo há muitos anos. “Há 20 anos a gente faz economia e reuso de água, economia de energia, tratamento de efluentes e de resíduos. A Accor estuda células voltaicas há 25 anos. Agora virou moda no Brasil, mas, quando eu dava aulas sobre células voltaicas, achavam que eu era louco”, lembra.

Ibis SP Expo: sustentabilidade sob as mais variadas perspectivas

Energia solar

Ele conta que a utilização de energia solar nos projetos de hotéis da Accor é obrigatória há pelo menos 15 anos. As células de captação de energia solar nos telhados representam, como define Paulo Mancio, dinheiro de graça. E justifica na matemática: “Com a energia solar eu tenho uma economia de 30% no consumo de energia”.

A evolução dos materiais é primordial para a hotelaria, aponta Mancio, que recorre à didática acadêmica para explicar a evolução das lâmpadas. “As lâmpadas têm três gerações. A primeira foi a tradicional lâmpada com filamento, incandescente. Depois surgiu a PL, que tinha um gás em seu interior e era 20% mais econômica. Ela consumia menos energia e devolvia a mesma luminosidade da anterior. A terceira geração foi a lâmpada LED, que consome menos energia para fornecer a mesma luminosidade e com vida útil maior. “Enquanto a incandescente durava em torno de um ano e dois meses, o LED chega a durar cerca de oito anos. Hoje já estamos na quarta geração do LED”.

Ar condicionado: o vilão

O maior vilão no consumo de energia em um hotel é o ar condicionado. “É um dos pontos mais importantes da sustentabilidade. Na Finlândia, no Brasil, nos Estados Unidos ou na África do Sul, o maior vilão da energia é o condicionamento de ar. Na Finlândia será do frio para o calor; no Rio de Janeiro, do calor para o frio. Percebemos e começamos a dar foco nisso, pois o ar condicionado tem um grande impacto econômico. Em nossos hotéis, hoje utilizamos a melhor tecnologia de ar condicionado do mundo”, diz Mancio, destacando que essas tecnologias permitiram economias de até 40% num único hotel.

“Como temos ações no mercado de capitais de Paris, os compromissos da Accor com a sustentabilidade são formais”

O compromisso da Accor, reforça Mancio, é zerar a pegada de carbono até 2050. “Como temos ações no mercado de capitais de Paris, os compromissos da Accor com a sustentabilidade são formais. A Accor está acompanhando o mundo moderno e sustentável. Até chegar lá e zerar, temos metas parciais. A gente deseja alcançar 50% desse compromisso em 2030, o que é um trabalho gigantesco, pois há toda uma cadeia envolvida”. A eliminação de amenities dos hotéis Accor, por exemplo, é parte desse compromisso.

Tempo e qualidade de vida

Em um período de profundas transformações climáticas e comportamentais, Mancio ressalta que a moeda deixou de ser capital. “Hoje precisamos falar sobre tempo e qualidade de vida. Ambos estão conectados com as coisas mais importantes que a gente tem: a vida, a nossa família. Essa é uma reflexão que precisamos fazer neste momento. A pandemia foi um acelerador de várias reflexões e fenômenos humanos. Muita gente parou para pensar sobre o que realmente é importante em suas vidas. Agora a hotelaria precisa entregar um novo produto para essas demandas do mercado. A Accor está se mexendo muito acelerada nesse sentido. Ela está olhando para todas essas novas soluções de mercado e está tentando entregar isso tudo”.


*Leia a segunda parte desta entrevista na edição de quinta-feira (22)


**Zaqueu Rodrigues é jornalista colaborador do DIÁRIO

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade