A contra-revolução acontece ‘finalmente’ em Cuba (veja vídeo)

Continua depois da publicidade

A paralisação do setor de turismo, causada pela pandemia de covid-19, teve efeito devastador em Cuba, pois era a principal fonte de renda de muitos cubanos e de moeda forte para o governo. Sem recursos, o regime liderado por Miguel Díaz-Canel se viu obrigado a cortar subsídios à população. Essa crise foi o estopim para os protestos de domingo no país.

“A fome é tanta que as pessoas estão perdendo o medo”, disse ontem a opositora do regime cubano Yoani Sánchez, editora do site noticioso “14 y Medio”.

O DIÁRIO reproduz abaixo um texto do jornal 14ymedio – um veículo digital independente do governo de Miguel Díaz-Canel. O texto é assinado por Natália Lopes Moya.


“Foi muito emocionante, algo que eu nunca tinha experimentado. Já havia visto em vídeos e em outros países, mas aqui em Cuba, nunca na minha vida”, afirmou  Yonder, morador de Havana que no último domingo (11) saiu de casa para gritar pela liberdade de Cuba.

“No meu caminho para o Malecón (avenida beira-mar em Havana) vi vários meninos que estavam sentados ali ao acaso. Todos olhando e procurando com os olhos, e começaram a se juntar a nós. Começamos a falar a mesma língua e no momento reuníamos dezenas de pessoas , “diz Yonder 32 anos.

Veja também as mais lidas do DT

https://www.facebook.com/watch/?v=1699489226925997

“Havia policiais que estavam apenas nos vigiando porque não podiam fazer nada”, acrescenta. Quando o jovem, junto com seus amigos, chegou a (avenida) Galiano, garante que já eram cerca de 500 que marchavam contra a ditadura. “Um mar de gente gritando ‘pátria e vida’, ‘liberdade’, ‘não temos medo’”.

Poucas horas depois do protesto em San Antonio de los Baños, na província de Artemisa, em várias cidades da ilha, a voz de milhares de cubanos que pacificamente saíram às ruas para protestar contra o regime.

Em sua tentativa de chegar ao Capitólio, Yonder e os outros manifestantes tiveram que usar rotas alternativas porque a polícia política bloqueou as ruas principais. Assim, eles entraram no Boulevard de San Rafael, onde “havia um homem em uma cadeira de rodas que marchava”. “Muitos velhos” também aderiram, que não puderam acompanhar o protesto porque ele estava saindo muito rápido, “mas eles nos apoiaram, disseram ‘basta’, ‘liberdade’, ‘agora sim'”.

Ao longo do caminho, a polícia prendeu todos os que viram filmando ou gritando vivas. “Vi muitos golpes, acertaram muita gente. Muitos foram levados em caminhões, quando juntaram 15 ou 20 em cima do caminhão, dispararam. Pessoas com ferimentos na cabeça, derramando sangue e foram montados em cima do caminhão. aqueles caminhões e os levaram embora. eles levaram diretamente para a estação, sem hospitais. “

A polícia também prendeu um motorista de táxi que se juntou a eles e que parou seu veículo no meio da rua como forma de protesto, diz Yonder. “Eles o espancaram para fora do táxi e o levaram como prisioneiro. Um dos soldados entrou no táxi e o levou embora.”

Enquanto tudo isso acontecia, no Centro Habana, perto do Teatro Martí, em Havana Velha, outra “multidão incrível tentava passar em direção ao Capitólio” e outro grupo gigantesco que se aproximava do Central Park. “Havia alguns cordões incríveis de agentes de Segurança do Estado, meninos muito jovens, mas vestidos de maneira típica com seus pulôveres ou camisas e o pequeno relógio de ouro, e não havia ninguém que passasse por ali.”

Pouco antes de decidir voltar para casa, Yonder viu “pedras voarem” acima de sua cabeça contra a polícia. Tentei fugir por segurança e também tive pouca força. Ele não tinha comido nada desde o dia anterior. Ele estava morrendo de sede. “Entre Ayestarán e Aranguren, um slogan gravou em sua mente:” Díaz-Canel larga o poder. “

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade