ABEAR defende manutenção da alíquota zero de imposto sobre QAV

Continua depois da publicidade

A ABEAR apresentou ao parlamentar o histórico do processo de negociação com o Congresso Nacional e o Poder Executivo, que garantiu na Lei Complementar 194/2022 o cálculo do crédito presumido do PIS/COFINS sobre alguns derivados de petróleo. A medida representou uma redução de R$ 0,07 por litro de QAV. Embora esta alteração não tenha sido suficiente para compensar a elevação de custos diante do crescimento exponencial acumulado no preço internacional do barril de petróleo, ela ainda é relevante para diminuir a pressão sobre o componente de maior peso na cesta de custos das companhias aéreas.

Diante do atual cenário, que permanece de instabilidade no mercado internacional com a guerra na Ucrânia, a ABEAR defendeu junto ao relator a necessidade de garantir a continuidade da redução a zero da alíquota do PIS/COFINS. Também foi solicitado que modificações que eventualmente venham a ser feitas nas Leis Complementares 192 e 194, ambas de 2022, sejam observadas e mantidas a atual sistemática de apuração do crédito presumido.

Em resposta, o Deputado Danilo Forte (UNIÃO/CE) manifestou que “as medidas viabilizadas atualmente para diminuir o impacto da alta dos custos no setor aéreo são compreensíveis”. Ele se comprometeu a analisar as demandas setoriais postas na MP 1118/2022.

Veja também as mais lidas do DT

EDIÇÃO DO DT com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade