A capital catarinense sedia, em três consecutivio dias, 11, 12 e 13 de agosto, o 37° Encatho e Exprotel, evento referência do setor de hospitalidade do Sul do País. Na cerimônia de abertura oficial, no CentroSul, na noite desta terça-feira (11), no encontro que reúne negócios e conhecimento, o destaque foi a desafiadora empreitada de como a cadeia hoteleira será capaz de compor o futuro, com desenvolvimento integrado e contínuo.
por Cecília Fazzini, de Florianópolis (SC), especial para o DIÁRIO
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- ABIH, sessão Santa Catarina – entidade que idealizou e promove, há quase quatro décadas o evento – Margot Rosenbrock compilou, em sua fala, o espírito que norteia a hotelaria regional. Este, resumido na convocatória da edição 2026: “Do Check-in à Conexão, o Futuro da Hospitalidade”.
Empresários, gestores, fornecedores, especialistas e representantes de entidades de hotéis e afins, formam a força-tarefa na qual a dirigente da ABIH-SC – associação que este ano completa 61 anos – deposita plena confiança. Ela frisou a certeza de construção de um novo tempo que, segundo ela, se desenha no horizonte empreendedor da hospitalidade.
Rosenbrock reforçou a necessidade de união em torno de pleitos que, a exemplo da vitória obtida com o Perse, acionam a cadeia da hospitalidade e do turismo, que passam pelas questões fiscais e de regulamentação do aluguel temporário contratado pelas plataformas online, para que não ocorra a concorrência desleal. Vislumbrou que, no futuro, as várias formas de hospedagem tendem a conviver rm harmonia.




Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina, salientou que a atividade gera riqueza e o estado, apesar de pequeno em território, “é múltiplo e completo”. Prosseguiu que trata-se de uma terra abençoada feita por gente, de forma genuína. Lembrou que a chegada de turistas cresceu 700% , em 2025, o que representou fluxo turístico de 1,2 milhão de visitantes. O jeito próprio de receber dos locais faz das localidades catarinenses, mais do que uma terra bonita.
Para Bruno Cunha, diretor do Sebrae SC , os aportes na atividade turística, que atualmente somam R$ 11 milhões em novos negócios, dimensionam a relevância do setor em solo catarinense. O presidente da ABIH- Nacional, Sérgio Pereira Gaspar, reiterou as conquistas que o setor hoteleiro vem obtendo e destacou os 90 anos da entidade.



Desafios e a hotelaria como inspiração
Para Margot Rosenbrock, a hotelaria é como uma missão, o empresário do setor é antenado e sempre bem informado. “Eu amo ser hoteleira, apesar das dificuldades, porque é uma atividade intensiva que requer energia e tempo integral do empreendedor”. 2026 não está sendo um ano fácil, segundo ela, mas o esforço coletivo rendeu ganhos como os 40% de desconto nos tributo IBS e CBS. Defendeu que o fomento oficial similar ao do Plano Safra recebido pelo agronegócio, seja criado para a hotelaria, setor gerador de emprego
Homenageados
O Encatho & Exprotel seguiu a tradição ao premiar 3 personalidades de destaque na vida da hotelaria em Santa Catarina São eles: Rose Dedekind, que pertence à família de hoteleiros desde criança e outros dois nomes ligados ao negócio da hospitalidade: Ranieri Bertoli, proprietário do Hotel 7 Ilhas e César Hunhoff, fundador da Lavsul, expositor da Exprotel, empresa que se dedica à higienização e locação de enxoval para hotéis.
*A jornalista Cecília Fazzini viajou convidada pela organização da Encatho & Exprotel com Seguro Viagem GTA




