Acervo da maior galeria de arte naïf de São Paulo ganha exposição no Rio

Continua depois da publicidade

Em todas as partes do mundo, milhares de pessoas descobrem a vocação para a pintura, e mesmo sem uma educação artística formal, conseguem superar as dificuldades técnicas e criam obras de grande beleza, em uma linguagem inédita e singular. São os chamados pintores naïf – palavra que em francês significa “ingênuo”, numa referência ao estilo que caracterizou a obra de Henri Rousseau (1844-1910) – também definidos como primitivos modernos.

Um panorama de sete décadas desse gênero de pintura no Brasil pode ser apreciado ao longo dos próximos três meses em uma exposição inaugurada na quinta-feira (29), no Museu Internacional de Arte Naïf (Mian), no bairro do Cosme Velho, zona sul do Rio. A mostra Brasil Naïf, uma aventura na alma brasileira reúne 60 telas de mais de 50 artistas, entre eles pioneiros do movimento e pintores contemporâneos, atuantes até hoje.

As obras pertencem ao acervo da galeria mantida em São Paulo pelo franco-belga Jacques Ardies, radicado há 40 anos no Brasil, 35 deles dedicados à arte naïf. “São artistas dotados de um talento indiscutível e que constroem suas carreiras de maneira lenta, séria e consistente. Cada qual, imbuído de sua própria missão estética, transborda a esperança por uma convivência mais harmoniosa das raças e crenças”, afirma Ardies, também curador da exposição.

Veja também as mais lidas do DT

A estrutura da exposição segue a ordem cronológica do desenvolvimento desta arte no Brasil, iniciado nos anos 40. Vinte e sete nomes compõem o grupo dos artistas naïf da atualidade. “Alguns são cariocas, como Helena Coelho e Bebeth. Outros são de São Paulo, como Rodolpho Tamanini Netto e Cristiano Sidoti, e mineiros como Isabel de Jesus, Lucia Buccini e Maria Guadalupe”, relaciona Ardies.

Maior museu dedicado à arte naïf da América Latina, o Mian está instalado desde 1994 no casarão da Rua Cosme Velho,  561, vizinho à estação do Trem do Corcovado. A exposição  Brasil Naïf, uma aventura na alma brasileira pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, até 24 de janeiro de 2016. Os ingressos custam R$ 12, a inteira e R$ 6, a meia-entrada. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade