Aeroportos do Sudeste e Centro-Oeste e da Infraero terão tarifas reajustados

Continua depois da publicidade

Taxa de embarque está entre os aumentos de valores

Edição DIÁRIO com turismo

As Receitas Teto e os Tetos Tarifários de cargas dos aeroportos administrados pelas concessionárias dos blocos Sudeste e Centro-oeste e pela Infraero serão reajustados em 10,74% a partir de 1º de janeiro de 2022, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 16 de dezembro.

Veja também as mais lidas do DT

Os novos valores poderão ser praticados somente 30 dias após a divulgação pelas concessionárias, no caso dos blocos Sudeste e Centro Oeste de aeroportos, e pela Infraero, no caso dos aeroportos que são administrados pela estatal.

Os valores de reajustes consideram a inflação acumulada entre novembro de 2020 e novembro de 2021 e a medida pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, observada no período, conforme fórmulas estabelecidas nas resoluções nº 350 e nº 508, e também nos contratos de concessão.

A ANAC não estabelece as tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência individualmente, mas uma receita teto por passageiro. A receita teto é o valor máximo que pode ser recolhido pelo aeroporto, sendo formada por todas as tarifas que remuneram o voo (tarifas de pouso, permanência, embarque e conexão). Assim, o valor da receita teto por passageiro não se confunde com o valor efetivamente pago pela tarifa de embarque.

Apesar de os passageiros serem afetados diretamente pela tarifa de embarque, há diversas outras tarifas (como tarifa de pouso e estacionamento de aeronaves e conexão de passageiros) e preços do aeroporto (como aluguéis) que oneram as empresas aéreas e afetam, indiretamente, os preços das passagens.

A obrigatoriedade da participação das empresas aéreas na definição das tarifas e preços, equilibra o poder dos aeroportos e tende a tornar a precificação mais eficiente, segundo a ANAC

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade