Air France propõe novos contratos baseados em produtividade

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A direção da Air France propôs aos pilotos, e vai a fazer o mesmo com o resto da tripulação, três tipos de contratos com salários diferentes em função dos compromissos que quiserem assumir em termos de competitividade.

O diretor de recursos humanos da Air France, Xavier Broseta, explicou em entrevista publicada nesta segunda-feira (26) pelo “Le Parisien” que o objetivo da companhia é aumentar a produtividade, mas que “não se quer impor a todo o mundo” e por isso oferecerão três contratos como alternativa.

Veja também as mais lidas do DT

Em um deles, o funcionário aceitaria “caso alcance a produtividade pedida, seu salário ficaria idêntico ao de agora”; no segundo “trabalharia ainda mais, mas ganharia mais”; e no último “pode se recusar a assumir esse compromisso de produtividade, mas então sua remuneração diminuiria”.

Ele garantiu que o aumento da produtividade não implicará em supressão de empregos, já que “gerará crescimento” da atividade, e na prática poderá diminuir o número de postos que a companhia aérea planeja cortar.

O diretor de recursos humanos insistiu na ideia de que embora o plano Transform, que está sendo aplicado pela empresa, “tenha evitado a quebra, mas se queremos dar uma oportunidade de voltar a ser uma grande companhia, é preciso continuar”.

Ele reconheceu que a frase do presidente da Ryanair, Michael O’Leary, de que poderia comprar a Air France, “infelizmente é verdade”, porque a companhia francesa vale menos de dois bilhões de euros (R$ 9 bilhões) na bolsa.

Embora os números do verão europeu tenham sido bons, ele admitiu que “todas as companhias do mundo têm custos inferiores aos nossos”.

Na semana passada, a direção da Air France reiterou a ameaça de cortar 2.900 empregos se não chegar a um acordo antes do fim do ano com os funcionários que permita aumentar sua competitividade. (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade