Alemanha comemora em São Paulo 30ºaniversário da queda do Muro de Berlim e sua reunificação

O 30º aniversário da queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas foram comemorados na noite da última terça-feira (5) em São Paulo em uma iniciativa do Centro de Turismo Alemão (DZT) do Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

————————————-

A diretora do DZT no Brasil, Margaret Grantham comandou a apresentação lembrando que vários eventos comemorativos ocorreram durante todo o ano na Alemanha para comemorar este marco histórico – a queda do muro de Berlim.
O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989, após 28 anos de existência. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.
“No próximo sábado (dia 9 de novembro)  acontecerá um concerto em Berlim para encerrar as atividades”, adiantou Margaret.
A executiva lembrou a variedade de projetos e iniciativas que ocorreram durante o ano e que ainda continuam – e que receberam milhares de visitantes estrangeiros nessa grande celebração.
“A queda do Muro de Berlim impulsionou o crescimento do turismo na história da Alemanha”, disse a diretora.

Margaret falou das inúmeras atividades culturais que têm atraído milhares de turistas à Alemanha (Crédito: DT)

Estatísticas

De acordo com as estatísticas do início da década de 90 para os anos atuais, ocorreu um salto quantitativo muito grande. Entre 1993 e 2018 o número de pernoites internacionais em todo o país aumentou de 34,7 milhões para 87,7 milhões.
Segundo Grantham, a Alemanha reunificada também está muito bem posicionada na competição internacional de destinos. “Como destino de viagem o país beneficia-se de uma imagem excelente: em 2006, logo após a Copa do Mundo, o GfK Roper Nation Brands Index, que reflete o valor da marca dos países, colocou a Alemanha em primeiro lugar na lista de 50 países comparados e, desde então, sempre está presente entre os Top 3”, comemorou.
Em termos de turismo, lembrou ela, o país ocupa o primeiro lugar em várias categorias: como destino cultural e de viagem para os europeus, como destino para feiras internacionais em nível mundial e em nível europeu para conferências e convenções, por exemplo.

Futuro com passado

Ao fazer referência ao grande incentivo à cultura, ao acesso ao conhecimento e à história de seu país, Margaret lembrou que na Alemanha ninguém vive o futuro sem esquecer o passado.
 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Fairmont Rio de Janeiro reabre dia 1º de setembro

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana se prepara para receber seus primeiros hóspedes pós-quarentena a partir de 1º de setembro de 2020. EDIÇÃO DO DIÁRIO...

Os riscos do desconfinamento e o Turismo

por Bayard Do Coutto Boiteux* No momento em que escrevo o presente artigo vejo que vários países europeus estão sendo obrigados a retomarem programas de...

O que esperar da Economia pós-pandemia?

Há alguns anos, ter um site, uma hospedagem de site e um registro de domínio já eram suficientes para garantir uma boa presença digital...

35 municípios paulistas receberão mais R$ 12 milhões para melhorias na infraestrutura

Secretaria de Turismo faz nova liberação para as obras que estão em andamento Trinta e cinco municípios turísticos do Estado de São Paulo receberão esta...

Santuário Internacional de Lourdes realiza evento online para fiéis

Fechado pela primeira vez na história desde meados de março, o Santuário de Lourdes (França), em comemoração ao aniversário da 18ª e última aparição...

Equipotel transferida para setembro de 2021

A Reed Exhibitions Brasil, responsável pela organização da Equipotel transferiu o evento que aconteceria em outubro deste ano, para setembro de 2021. Por conta...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias