Bahia promove roteiros de Turismo Religioso

Continua depois da publicidade
Das agências com edição do DT

No dia 12 de maio, termina o 1º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, em Salvador, no Fiesta Convention Center. Abertura do encontro foi realizada no dia 9 (quarta-feira). O programa é uma iniciativa da Arquidiocese de Salvador, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com a visão de apresentar para empresários baianos o potencial econômico do segmento.

Objetivo do evento é aprimorar o turismo religioso na Bahia a partir de exemplos de iniciativas bem- sucedidas em todo o país. 

Um dos destaques do congresso é a palestra de Marcos Spalding, diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário de Aparecida. Capaz de atrair 12 milhões de romeiros por ano, o templo é rodeado por um complexo com empreendimentos como hotéis, lojas, museus e bondinho. O exemplo do interior de São Paulo já vem inspirando o segmento na Bahia. 

Veja também as mais lidas do DT

Importantes atrativos da capital baiana, a Basílica do Bonfim e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) já desenvolvem ações para a dinamização da economia do turismo religioso na Cidade Baixa, mas o campo ainda é vasto. No Bonfim, o museu foi reaberto e o casario em torno da igreja é utilizado para atividades culturais e abriga café, restaurante e lojas de artesanato, a fim de aumentar o tempo de permanência do turista nos arredores.

A Osid, instituição de caridade fundada pela religiosa baiana beatificada em 2011, mantém o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e o Memorial Irmã Dulce. Em 2017, o complexo, que também conta com café e loja, recebeu 70 mil visitantes, a maioria de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

De acordo com o padre Manoel, organizador do congresso, a igreja do Bonfim, as Obras Sociais Irmã Dulce, outras igrejas e empreendimentos da Cidade Baixa contam com consultoria do Sebrae para estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento da atividade turística. O intuito é expandir a oferta de serviços, assim como elevar a qualidade geral do atendimento. 

O roteiro religioso da Cidade Baixa, em Salvador, será apresentado no congresso. Da Bahia, também ganham destaque as romarias a Bom Jesus da Lapa e Candeias, e a construção da cidade santa, em Dias D’Ávila. Dentre os convidados, estão o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e o coordenador de Planejamento das Políticas de Turismo do Pará, Ivaldo das Dores Silva. 

A abertura do evento contou com a presença de autoridades como o diretor técnico do Sebrae, José Cabral; o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Eures Ribeiro; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia, Luís Augusto  Leão; e a presidente da seção baiana da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Ângela Carvalho. Mais informações sobre o congresso podem ser acessadas no site:  http://www.congressoturismoreligioso.com.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade