Biden reverte as políticas de Trump sobre muro, clima, saúde, muçulmanos

Continua depois da publicidade

WASHINGTON (Reuters com edição do DT) – O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou 15 ações executivas logo após ser juramentado nessa quarta-feira, desfazendo as políticas postas em prática por seu antecessor republicano, Donald Trump, e dando seus primeiros passos contra a pandemia.

Assinando várias ações na frente de repórteres no Salão Oval na tarde de quarta-feira, Biden disse que “não havia tempo a perder” na emissão de ordens executivas, memorandos e diretrizes.

“Algumas das ações executivas que vou assinar hoje vão ajudar a mudar o curso da crise do COVID, vamos combater a mudança climática de uma forma que não temos feito até agora e avançar a equidade racial e apoiar outras comunidades carentes ”, disse Biden. “Estes são apenas pontos de partida”.

Veja também as mais lidas do DT

Assessores disseram que as ações que o presidente democrata assinou incluíam um mandato de máscara sobre propriedade federal e para funcionários federais, uma ordem para estabelecer um novo escritório na Casa Branca para coordenar a resposta ao coronavírus e interromper o processo de retirada da Organização Mundial de Saúde.

Biden assinou um documento para iniciar o processo de reingresso no acordo climático de Paris e emitiu uma ordem abrangente para lidar com a mudança climática, incluindo a revogação da licença presidencial concedida ao controverso oleoduto Keystone XL.

Entre uma série de ordens dirigidas à imigração, Biden revogou a declaração de emergência de Trump que ajudou a financiar a construção de um muro de fronteira e encerrou a proibição de viagens em alguns países de maioria muçulmana.

Os planos do primeiro dia foram apenas o início de uma enxurrada de ações executivas que Biden tomaria logo após assumir o cargo, disse sua secretária de imprensa, Jen Psaki.

“Nos próximos dias e semanas, anunciaremos ações executivas adicionais para enfrentar esses desafios e cumprir as promessas do presidente eleito ao povo americano”, disse Psaki.

Outras ações incluiriam revogar a proibição do serviço militar para transgêneros americanos e reverter uma política que bloqueia o financiamento dos EUA para programas no exterior ligados ao aborto.

Na frente econômica, Biden pediu aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos que estendessem uma moratória sobre despejos até o final de março e que o Departamento de Educação suspendesse os pagamentos de empréstimos estudantis até o final de setembro.

Reportagem de Simon Lewis e Trevor Hunnicutt em Washington; Edição de Mary Milliken e Rosalba O’Brien

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade