Blecaute de grandes proporções apaga Norte e Nordeste

Continua depois da publicidade

Um blecaute de grandes proporções levou ao desligamento de 22,5 por cento da carga de energia do sistema brasileiro às 15h40 desta quarta-feira, com maior impacto no Norte e no Nordeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, adicionou o órgão do setor elétrico.

Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.

Veja também as mais lidas do DT

“As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”, afirmou em nota o ONS, responsável pela operação do sistema elétrico.

“Falha nos testes”

Mais cedo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ex-presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras, disse no Twitter que o desligamento foi causado por uma “falha nos testes” da linha de transmissão que escoa a energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A Eletrobras e a chinesa State Grid, responsáveis pela linha que escoa a energia de Belo Monte, não responderam de imediato a pedidos de comentário.

Segundo o ONS, uma “perturbação” no sistema levou ao desligamento de cerca de 18 mil megawatts principalmente no Norte e Nordeste, enquanto nas demais regiões o corte foi de 4.200 megawatts. (Agências com Edição do DT)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade