BNTM começa em Salvador com pré-tour e esperança nos discursos

Continua depois da publicidade
  • por Paulo Atzingen*

Precedido de um pre-tour na região de Itapuã, em Salvador, almoço em um restaurante do século 18 onde estudam alunos do Senac e passeios pelo Pelourinho, o Brazil National Tourism Mart (BNTM 2017) foi aberto nesta quinta-feira (8) no Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Inúmeras autoridades, lideranças do setor e jornalistas nacionais e estrangeiros participaram do evento.

Desmade In Brazil

Durante a abertura, o DIÁRIO conversou com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.  Questionado se é possível levar uma pasta tão importante para a economia do país justamente em um momento de grave depressão,  Lummertz disse que o Brasil demonstra muita capacidade para lidar com a situação.  “É mais difícil, não posso negar, administrar uma pasta como a Embratur, mas o Brasil está mostrando muita capacidade  em lidar com uma crise. O país continua andando”, disse ao DT. Em sua fala Lummertz acrescentou que o país aos poucos se torna um pais moderno, com pequenas, médias e grandes reformas.”Temos que desinventar os problemas. Temos que criar um desmade in Brazil”, afirmou.

 

Veja também as mais lidas do DT

Para o presidente da Abih Nacional, Dilson Jatahy, o evento é extremamente profissional. “Hoje a Bahia vive um momento, como todo o Nordeste, não muito bom.  Este evento serve para alavancar o setor”, afirmou.

Falando sobre a recessão na hotelaria, Jatahy acrescentou que  nada muda de uma hora para outra. “Temos excesso de ofertas, morosidade do governo em legislar em algumas atividades paralelas. Temos que resolver a política primeiro  (se referindo ao julgamento do STF da chapa Dilma-Temer), a economia em seguida, e em consequência a situação hoteleira”, enumerou

Secretário José Alves e as baianas em seus trajes tradicionais (Foto Tatiana Azeviche_Setur Bahia)
Secretário José Alves e as baianas em seus trajes tradicionais (Foto Tatiana Azeviche_Setur Bahia)

25 anos depois

Para o secretário de Turismo da Bahia, José Alves é uma honra sediar a BNTM, já que o estado sediou a primeira há 25 anos. ” “A Bahia que sediou a primeira BNTM, há 25 anos, sente-se honrada ao sedia-la novamente e promover aqui rodadas de negócios entre compradores internacionais (byers) e vendedores do destino (suppliers). Esse evento é uma vitrine promocional na qual apresentamos os atrativos dessa região aos compradores vindos das Américas, Europa e EUA”, enfatizou.

 

Além do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, do presidente da ABIH, Dilson Jatahy e do secretário de Turismo da Bahia, José Alves, estiveram presentes à abertura, o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Felipe Carreras; Glicério Lemos, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na Bahia; e Pedro Galvão, vice-presidente nacional de relações institucionais da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).

 

Os trabalhos da BNTM acontecem nesta sexta-feira (dia 09), no Bahia Fiesta Hotel, em Salvador. Participam 132 buyers (compradores nacionais e internacionais), que reúnem-se com 62 empresas nordestinas para rodadas de negócio. Coordenados pelo Sebrae, os encontros visam à formatação de pacotes turísticos para venda nos mercados nacional e internacional.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade