InícioDestinosBonde de Santa Teresa volta a funcionar no Rio...

Bonde de Santa Teresa volta a funcionar no Rio de Janeiro

(Edição do DT com agências)

Viajar nos charmosos bondinhos de Santa Teresa é como voltar no tempo. O transporte da Companhia Ferro Carril de Santa Teresa, usado por turistas e moradores da capital, voltou a percorrer lentamente as ruas do bairro esta semana, após quatro anos parado.

Inaugurado em 1896, a atração turística tradicional do Rio de Janeiro fará o trecho que vai do Largo da Carioca até o Largo do Curvelo, um percurso de 1,7 km. O bonde está em fase de testes e vai operar de segunda a sábado, das 11h às 16h, com intervalos de 20 minutos.

Santa Teresa é um bairro tradicional do Rio de Janeiro com uma bela vista para a capital – e muitas casas antigas. No local há concentração de artistas, ateliês, bares movimentados à noite e restaurantes, além da famosa escadaria com degraus revestidos por mosaicos, que liga a Lapa à Santa Teresa.

Durante o período de pré-operação o transporte será gratuito. O embarque e o desembarque serão feitos nos pontos de parada e a capacidade máxima é de 32 passageiros. Não será permitido viajar em pé, nem nos estribos.

Segundo a secretaria estadual de transportes do Rio de Janeiro, o modelo do novo bonde preserva as características estéticas tradicionais: a identidade visual, as dimensões, as cores, o conjunto estético e os bancos de madeira, mas traz como novidade um sistema tecnológico para os freios, um novo painel de comando e um sistema de sonorização.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque