Brumadinho se reestrutura para se tornar destino turístico de ponta

Continua depois da publicidade

Com decisões e esforços compartilhados entre os setores público e privado, além da voz ativa de representantes da comunidade local, Brumadinho se reestrutura e acelera o passo para fortalecer produtos e serviços, além de capacitar e motivar pessoas, forma de tornar seus atrativos um convite à visitação de brasileiros e estrangeiros

Por Cecília Fazzini – colaboração especial para o DT*


Do Instituto Inhotim, o maior e mais celebrado museu a céu aberto da América Latina que atrai turistas do Brasil e do exterior, às experiências locais como contato com quilombos, cultura, gastronomia, natureza, aventura, religioso, Brumadinho vive novo momento no turismo.

Veja também as mais lidas do DT

A estratégia do setor mostra vigor para construir sua imagem de localidade com vocação para a atividade turística. Além disso, formata atrativos que propõem vivência singular e ainda atenua as lembranças do trágico rompimento da barragem no município, em 2019, acontecimento seguido pelo período de pandemia, em 2020.

Brumadinho se reestrutura e tem novas ações para bem receber os visitantes

Marcos Paulo de Andrade Amabis, secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, explica com entusiasmo sobre as novas ações, que passam pelas parcerias com outras secretarias municipais, para promover maior segurança, hospitalidade, melhoria da qualidade de vida e bem-estar, para a população e para os turistas.

Marcos Paulo de Andrade Amabis, secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho
Marcos Paulo de Andrade Amabis, secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho)

A requalificação urbana voltada à valorização e uso do espaço público estão no topo do projeto que visa somar pontos para bem receber o visitante. Nessa empreitada estão, entre outras, melhorias como acessos, estradas, construção de portais e restauração de bens culturais.

O atrativo consagrado, Inhotim, conta atualmente com um aporte de R$ 400 milhões, para os próximos dez anos. Esse aporte é realizado por outra divisão da empresa, o Instituto Cultural Vale, que está permitindo a ampliação da programação e da atuação do museu.

Parceria entre o poder público e privado

A propósito, a sintonia com o setor privado, conforme o titular da pasta de Turismo e Cultura de Brumadinho, é um movimento constante, com empresas interessadas no desenvolvimento do turismo. Inclusive, em 2008, foi instituída a primeira rede de colaboração por meio da união do poder público, Sebrae, Inhotim e empresários do turismo.

“Desde então, novos atores foram incorporados à essa rede e estão cada vez mais inteirados e engajados com o setor”, reconheceu o Secretário. Amabis também considera o trabalho compartilhado essencial para o turismo, capaz de viabilizar competitividade e sustentabilidade desejáveis para o destino.

“A sintonia com o setor privado é um movimento constante, com empresas interessadas no desenvolvimento do turismo do município”, disse Marcos Paulo de Andrade Amabis, secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho.

Brumadinho se reestrutura e tem experiências turísticas diferenciadas

A oferta turística de Brumadinho está, principalmente, relacionada ao segmento de turismo cultural. Contudo, o secretário de Turismo e Cultura informa que o município vem se posicionando no mercado como destino de experiências turísticas diferenciadas, com ofertas que atendem a diversos perfis de turistas. Como casais, famílias, grupo de amigos e até mesmo pessoas que viajam sozinhas.

Além disso, os turistas que visitam o destino são, em sua maioria, do Estado de Minas Gerais, seguidos pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, respectivamente. Já o tempo de permanência desses turistas no município varia de 1 a 3 diárias. Atualmente, Brumadinho possui capacidade hoteleira de aproximadamente 1300 leitos, distribuídos entre as categorias de hotéis, pousadas, hotel fazenda, hostel, cama e café e locações por temporada (AirBnB).

Pousada Estalagem do Mirante
Pousada Estalagem do Mirante, em Brumadinho (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho)
Brumadinho se reestrutura e secretário destaca o poder da governança

Confiante de que a governança turística é pedra angular para qualquer cidade que queira consolidar-se como destino preparado para receber o visitante, o secretário de Brumadinho considera relevantes as iniciativas que contemplam diversas frentes da sociedade.

Então, organizações sociais ligadas ao setor, Conselho Municipal de Turismo, além da Comissão de Turismo, esta inserida no Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, financiado pela Vale S.A., são os pilares da revitalização dos negócios turísticos, segundo ele.

Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Vale, relata que o programa é abrangente e está estruturado em aspectos como o mapeamento da demanda turística, fonte de informação que dimensiona produtos em toda a Brumadinho – localidade e grande extensão e supre de dados a estratégia para a governança compartilhada.

Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Vale do Rio Doce
Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Vale S.A. (Foto: Divulgação)

Além disso, o trabalho ainda considera outros eixos como o incremento do turismo de base comunitária; diversificação da oferta local; ampliação dos mecanismos de financiamento e reestruturação do calendário de eventos – complementando as datas já demarcadas e tradicionais do município.

Mapa Turístico de Brumadinho
Mapa Turístico de Brumadinho (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho)
Brumadinho se reestrutura e tem tecnologia social de rede

O viés de retomada da economia de Brumadinho, elucida a executiva da Vale, apontava para três segmentos de maior potencial: turismo/cultura, agricultura e as indústrias da cadeia de mineração.

O suporte financeiro no âmbito do programa visa também o modelo de desenvolvimento sustentável. Soares frisa que a consultoria vai além, “identificamos num quilombo que mantém um restaurante, por exemplo, condições de prosperar e o que se providencia é a antecipação do crédito para viabilizar a operação”, a contrapartida vem na forma de serviço, produto ou experiência turística. E as capacitações também tem papel fundamental, porque, segundo a diretora do Programa de Fomento Econômico da Vale, às vezes a ajuda é pouco complexa, se restringe à compra de utensílios para servir a comida.

O Céu que não limita

Pela veia criativa do designer mineiro Ronaldo Fraga, ganhou papel de destaque o projeto “Céu de Montanhas”, experiência desenhada com 40 experiências turísticas e 60 produtos para a comercialização. A célula, que também compõe o projeto da Vale, tem por objetivo, sintetiza Soares, sistematizar as possibilidades de visitação do destino e prever condições para a sua operação.

“O legado de maior relevância é o “pertencimento que essa iniciativa propicia e a plena integração de negócios e produtos gerada”, disse Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Companhia Vale S.A.

Na prática, as vivências propostas ao visitante chegam carregadas de originalidade com o “Céu de Montanhas”. Desde extrair o barro e produzir uma peça de cerâmica; tomar um banho de imersão em cerveja; colher alimentos no quintal e participar da feitura de uma refeição tipicamente mineira.

Brumadinho se reestrutura: Colheita de hortaliças, experiência oferecida ao turista em Brumadinho
Colheita de hortaliças, experiência oferecida ao turista em Brumadinho (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho)

Em síntese, a proposta é uma imersão na tradição e história de Brumadinho. Mas o legado de maior relevância, ainda, salienta a executiva, é o “pertencimento que essa iniciativa propicia e a integração de negócios e produtos gerada”. Ela que, especialista há 22 anos em psicologia social, também nutre o desejo de investir num negócio próprio em Brumadinho na área de gastronomia, seu hobbie.


Por Cecília Fazzini – colaboração especial para o DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade