Para fundamentar o desenvolvimento do setor, Chile implementa Data Turismo Chile

O Data Turismo Chile reúne em um só local todas as estatísticas do setor, contribuindo com a reativação da atividade turística
Edição DIÁRIO com agências
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Pela primeira vez na história do Chile, o Big Data se coloca a serviço do setor turístico nacional por meio de uma plataforma digital gratuita que foi apresentada pelo Ministério da Economia, Subsecretaria de Turismo e Serviço Nacional de Turismo do país.
Data Turismo Chile é uma ferramenta virtual que, incorpora metodologias de ponta como o Big Data e conceito relacionados a Business Intelligence, apresentando aos usuários as principais estatísticas oficiais. A nova ferramenta apoiará o trade e do governo, na  tomadas de decisão do setor, tanto em termos de formulação de políticas públicas quanto aos investimentos.
A plataforma disponível no site: www.sernatur.cl/dataturismo, permite acesso a todas as informações do setor.
O ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile, Lucas Palacios, afirmou a importância dessa ferramenta, até mesmo para os turistas.
Cada seção registra quem está indo e para onde está indo, além da idade dos turistas que visitam o país.

O Subsecretário de Turismo do Chile, José Luis Uriarte, destacou que a ferramenta estará em desenvolvimento constante, com informações valiosas sobre operações turísticas e turismo receptivo.

Andrea Wolleter, Diretora Nacional do Sernatur,  comentou que após dois anos de trabalho,  o Data Turismo Chile, é uma ferramenta desenvolvida a partir da consolidação dos conhecimentos e experiências da Subsecretaria de Turismo e do Sernatur para disponibilizar à indústria, academia, cidadãos e mídias informações relevantes sobre o setor de turismo do país.

Informações disponíveis

Sendo um site de âmbito geral, o Data Turismo chega a um público amplo, que inclui diversas categorias, como empresários do setor, sindicatos, grêmios de turismo, municípios, academia, órgãos nacionais e internacionais, meios de comunicação, entre outros.
As informações são divididas em diferentes painéis de informações que permitem o acesso às seguintes categorias:
  • Operação turística: indicadores sobre a situação dos atrativos turísticos do país, além de informações relacionadas à Covid-19
  • Movimento turístico internacional: informações sobre chegadas de turistas estrangeiros ao país, segundo nacionalidade e vias de entrada
  • Perfil de turistas estrangeiros em 2019: principais características dos turistas estrangeiros que entraram no país por via aérea em 2019
  • Big Data Internal Tourism: informações sobre viagens turísticas (origem-destino) feitas por residentes do Chile dentro do país (disponível em breve)
  • Indicadores de destino: informações sobre a demanda turística interna por quinzena e por destino, além de dados sobre a tarifa média por quarto de alojamento turístico a cada mês (disponível em breve)

PC

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Patrícia de Campos
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

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