Chile fechará todas as fronteiras para estrangeiros na quarta-feira (18)

O Presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, anunciou na última segunda-feira (16) que o Chile passou para estágio 4 do coronavirus, em a circulação viral e a transmissão comunitária da doença já transita em seu país. Diante disso, foi determinado que, a partir de quarta-feira (18 de março), todas as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do Chile serão fechadas para a entrada de estrangeiros.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Cidadãos chilenos e residentes permanentes no Chile vindos de locais de alto risco podem entrar no país passando pela Alfândega Sanitária e respeitando uma quarentena obrigatória de 14 dias.

Como o fechamento das fronteiras começa apenas em 18 de março, está mantido no momento o decreto do governo que determina que os viajantes que venham do Irã, China, República da Coréia, Japão, Alemanha, França, Espanha e Itália devem realizar isolamento obrigatório de 14 dias. Os viajantes que não estiveram no território dos países mencionados estão isentos desta medida.

Onde se realizará o isolamento?

Em relação ao local do isolamento para chilenos e residentes permanentes do país, as autoridades de Saúde indicam que o mesmo poderá ser realizado em residências particulares, com a família e/ou amigos do viajante ou, na falta deste, em um serviço de hospedagem turística, informando o endereço do local às autoridades sanitárias do país.

Neste último caso, o custo deve ser necessariamente financiado por cada visitante e é recomendado, de acordo com as instruções do Ministério da Saúde, que a acomodação seja individual, com banheiro privativo e boas condições de ventilação.

Além disso, o transporte entre aeroporto e acomodação deve ser realizado de acordo com os protocolos que a Autoridade de Saúde do país indicará no momento em que o viajante entrar no país.

Para impedir a propagação desse vírus, declarado pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Governo também determinou que apenas eventos públicos estritamente necessários e com uma participação máxima de 50 pessoas podem ser realizados. Foi recomendado também evitar qualquer viagem ou deslocamento que não seja estritamente necessário, preferindo a permanência em casa.

Em relação às fronteiras marítimas, no último fim de semana o Governo anunciou que, de 15 de março (último domingo) até 30 de setembro, navios de cruzeiro de passageiros estão proibidos em todos os portos chilenos, devido ao risco de importação de novos casos do vírus.

As autoridades de turismo reforçam o apelo, tanto à indústria nacional de Turismo quanto aos viajantes que entram no Chile, para exercer um turismo responsável e informado e colaborar com a adoção de medidas preventivas que visam proteger a saúde da população.

No site https://www.gob.cl/coronavirus/ é possível encontrar todas as informações atualizadas sobre o plano de ação estabelecido pelo Governo do Chile para enfrentar esta pandemia.

*A saída de estrangeiros do Chile segue normalmente; até o momento, somente a proibição da entrada de estrangeiros no país foi decretada

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Grupo Iberostar inicia reabertura de hotéis e reforça segurança sanitária

De forma escalonada, a reabertura de uma seleção de hotéis do Grupo Iberostar acontece a partir da segunda quinzena de junho garantindo protocolos de...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Três perguntas para Sanfo Boubakar, diretor da ClassTraining, sobre treinamento na retomada

Engenheiro químico com mais de 23 anos de experiência profissional e acadêmica, Sanfo Boubakar é marfinense naturalizado brasileiro. REDAÇÃO DO DIÁRIO Há quase 35 anos no...

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias