China irá restaurar parte mais antiga da Grande Muralha

Continua depois da publicidade

O governo chinês anunciou na última semana um projeto para restaurar a parte mais antiga da Grande Muralha, construída entre os séculos VIII e V a.C. e situada na província litorânea de Shandong.

Os trabalhos serão feitos em 18 trechos, com uma extensão conjunta de 61 quilômetros, e terão um orçamento de 208 milhões de iuanes (R$ 104.621.400), explicou o diretor da administração de patrimônio cultural de Shandong, Xie Zhixiu, citado pela agência oficial “Xinhua”.

A Grande Muralha, um principais pontos turísticos da China e que foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1987, apresentava graves problemas de conservação nesses pedaços devido à erosão e à proximidade de obras e minas. Junto à restauração, o governo de Shandong empreenderá antes do fim do ano uma iniciativa para proteger o entorno do monumento.

Veja também as mais lidas do DT

O muro de Shandong é a parte mais antiga da famosa construção defensiva chinesa e suas origens são, inclusive, anteriores às do restante do que hoje se conhece como Grande Muralha da China.

Acredita-se que este trecho tenha sido erguido entre os anos 770 a.C. e 476 a.C. no que então era o estado de Qi e entre o que hoje são as cidades de Jinan e Qingdao. Em 2009, um estudo concluiu que a Grande Muralha tem 8.850 quilômetros de comprimento, sendo a mais longa estrutura já construída pelo homem.

Ela começou a ser erguida em 215 a.C. pelo imperador Qin Shihuang para proteger a região da invasão de nômades do norte. Em 2007, a Grande Muralha foi eleita como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade