Cinco trilhas perfeitas para o outono e com seu pet

Continua depois da publicidade

por Sharlene Irente*


Que delícia que é o outono, a brisa fica fresca e a maioria dos dias são lindos e ensolarados, com um calor gostoso no meio do dia e um friozinho a noite e pela manhã. Não é à toa que nesta época começa a temporada de montanhismo.  A temperatura amena, a baixa frequência de chuvas e a boa visibilidade tornam a época perfeita para trilhas em morros e montanhas.

E nada mais gostoso do que uma trilha ao lado dos nossos pets, não é mesmo?

Veja também as mais lidas do DT

Pedra das Flores, Extrema – MG

Uma das minhas preferidas! A Pedra das Flores é uma plataforma de rocha de aproximadamente 1km² , com fendas e ondulações onde brotam lindas flores que dão nome ao local, como lírios e bromélias.

A vista é sensacional!

A vista é sensacional, com um mar de morros e o Pico do Lopo ao fundo. A trilha é de nível moderado e tem cera de 4km (total ida e volta), com alguns trechos de subida. Aos mais corajosos é possível ir até o Pico do Lopo, mas não recomendo com os pets, pois seria perigoso.

Apesar de não ser obrigatória a contratação de um guia é altamente recomendada. Fica em propriedade particular e a entrada é paga.

Morro do Saboó, São Roque – SP

Muito conhecido entre os religiosos, que biscam seu cume para orações, o Morro do Saboó também pode ser visitado com cães. O morro tem 1.090 metros de altitude e é um dos pontos mais altos da região, lá de cima é possível ter uma linda vista da cidade de São Roque e até mesmo de outras cidades da região, como Sorocaba.

A trilha é curta aproximadamente 3km ida e volta

A trilha é curta aproximadamente 3km ida e volta, mas a subida é bastante íngreme, se prepare para a subida e leve bastante água para você e para seu pet. A vegetação é rasteira, com poucas árvores, o que torna o passeio ideal para dias mais frios, pois quase não há sombra no caminho.

O local apesar de ficar em uma propriedade particular, não possui controle de acesso, não é cobrada entrada e não possui estrutura para turismo.

Morro do Campestre, Urubici – SC

O Morro do Campestre fica cera de 10km do centro de Urubici e é um dos pontos mais visitados da cidade, e é fácil entender o motivo, porque o local possui uma vista linda, e literalmente, de tirar o fôlego.

Para chegar até a famosa pedra furada é preciso subir uma longa escadaria, é cansativo, mas chegar lá em cima vale cada degrau.

Para chegar até a famosa pedra furada é preciso subir uma longa escadaria

A atração fica em uma propriedade particular, com controle de acesso, estacionamento e uma cafeteria super charmosa. É cobrada entrada.

Pico das Cabras, Campinas – SP

O Pico das Cabras é um parque localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, a 1080 metros de altura e faz parte da Serra das Cabras e reúne natureza a ciência.

O parque oferece uma ótima infraestrutura, com trilhas bem sinalizadas, banheiros e lanchonete, além de planetário, museu de astronomia e eventualmente exposições e espetáculos super legais. O parque é pet friendly e recebe pets de todos os tamanhos nas áreas externas, não são permitidos dentro do museu. É cobrada entrada, que pode ser comprada antecipadamente pela internet ou direto no local.

Não é necessário a contratação de guia. As trilhas são curtinhas, bem sinalizadas e o pôr do sol no local é um verdadeiro espetáculo

Não é necessário a contratação de guia. As trilhas são curtinhas, bem sinalizadas e o pôr do sol no local é um verdadeiro espetáculo. Existe um lindo jardim com estátuas dos deuses da mitologia e a noite o local fica iluminado com luzes coloridas, vale a pena assistir ao pôr do sol e ficar para ver o local a noite.

 Pedra Redonda, Monte Verde – MG

Monte Verde, assim como Extrema, apesar de ficar em Minas é bem pertinho de SP, e já se tornou um dos destinos de inverno preferidos dos paulistanos.

A trilha até a Pedra Redonda tem 926 metros de extensão, e é a trilha mais conhecida e frequentada da região. Em alguns pontos foram construídas escadas de madeira um lindo mirante. A vista lá de cima é maravilhosa.

Pedra Redonda, em Monte Verde (MG) – (Crédito das fotos: Sharlene Irente)

O acesso a outras Pedras famosas da cidade de Monte Verde, como a Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico do Selado, não estão autorizadas. Apenas a Pedra Redonda está aberta para visitação.

Desde sua reabertura no ano passado, o acesso a Pedra Redonda passou ter controle de acesso e de reservas, e permitido apenas para visitantes acompanhados por guias de agências credenciadas. As regras incluem número máximo de visitantes e protocolos de segurança e biossegurança.

Encontre guias credenciados para seu passeio:

Agencia de Desenvolvimento de Monte Verde e Região – MOVE

Av. Monte Verde, 70 – Centro – Distrito de Monte Verde

(35) 3438-1839

https://monteverde.org.br/

Devido a situação atual de pandemia as informações podem mudar rapidamente, sempre verifique com o destino a situação atualizada antes da sua viagem e evite surpresas.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade