Viagem do Bem integra, educa e faz o bem em Campos do Jordão

Pela primeira vez, a cidade de Campos do Jordão recebeu o Viagem do Bem, realizado pelo Grupo Gaia. A ideia brilhante beneficia os projetos educacionais da ONG Gaia +, que visam transformar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa aconteceu nos finais de semana de 10 a 12 e 17 a 19 de março de 2017. O evento contou com o apoio do Convention Bureau de Campos do Jordão. O projeto realizou parceria com hotéis que disponibilizam diárias a serem comercializadas e parte dos recursos será revertida para projetos educacionais de alto impacto na cidade. O DIÁRIO conversou com Cleber Isaac Ferraz, idealizador do projeto para saber mais sobre esta iniciativa. Confira:

DIÁRIO – Além de convencer a empresa da importância essencial e estrutural para a sociedade que o projeto Viagem do Bem proporciona, o que mais a associação oferece a uma empresa parceira (hotéis, cias aéreas, etc)?

CLEBER ISAAC – O Viagem do Bem é fantástico e tem o DNA do Grupo Gaia pois ele cria uma relação na qual todos os participantes ganham. A ideia nasceu com minha consciência de que na baixa temporada os hotéis ficavam com quartos vacantes (sem ocupação). A grande estratégia do Viagem do Bem é levar turistas para ótimos hotéis na baixa temporada e utilizar parte da renda para realizar projetos educacionais de alto impacto.

Só podem participar do Viagem do Bem hotéis que tenham um alto padrão de qualidade e responsabilidade social, que ao final do Viagem do Bem recebem uma placa de reconhecimento como Hotel do Bem. No Viagem do Bem o hotel ganha pois tem maior ocupação na baixa temporada, diluindo os custos fixos, já que todos os custos fixos com os hóspedes viajantes do bem são pagos, além disso os turistas consomem no Hotel outros serviços como restaurante e passeios, e, por fim, agregamos valor a marca do hotel, já que o Viagem do Bem é uma ação de responsabilidade social do empreendimento.

Os turistas ganham pois pagam um preço menor ou igual ao de mercado, porém sabem que parte do valor será revertido para projetos educacionais e ainda desfrutam de benefícios especiais por participarem do Viagem do Bem, como descontos em restaurantes e presentes em seus quartos. Com a renda obtida, as crianças em vulnerabilidade social recebem um projeto educacional de alto impacto.Logo_Viagem_bem

DIÁRIO – Como é feita a seleção dos jovens “brasileirinhos” que terão acesso ao benefício proporcionado?

CLEBER ISAAC – A implementação do Viagem do Bem se dá com a parceria do Grupo Gaia com o hotel e instituições de ensino públicas. São definidos detalhes do Viagem do Bem como datas, valores das diárias e benefícios aos hóspedes com o setor de turismo e do projeto educacional com a secretaria de Educação e entidades beneficiadas. Depois realizamos campanhas de divulgação para que os turistas possam aproveitar ótimos hotéis e destinos turísticos e ainda contribuam com a educação de crianças e jovens.

Sempre que fazemos a edição do Viagem do Bem numa determinada localidade, buscamos realizar o projeto social na mesma cidade ou região dos Hotéis e empreendimentos participantes. Além disso, são as secretarias de educação que nos indicam as instituições que mais precisam de ajuda. Além de escolas públicas, atualmente, realizamos ações junto a orfanatos e centros que abrigam crianças em vulnerabilidade social.

 

DIÁRIO – Como é feito o repasse da arrecadação das empresas parceiras até os jovens?

CLEBER ISAAC – Após a retirada dos custos fixos dos valores das diárias do Viagem do Bem, o Hotel nos repassa uma porcentagem combinada através de doação. 100% dos valores arrecadados são revertidos para o projeto social da Gaia+, ONG educacional que já beneficiou mais de 2 mil brasileirinhos em 4 estados do país.

A Gaia+, anualmente auditada pela empresa Deloitte, tem o Certificado de Reconhecimento de Entidade Promotora dos Direitos Humanos e também está inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba (SP) sob o certificado de registro 083/2015.

A Gaia+ foi originada e faz parte do Grupo Gaia. O Grupo Gaia é composto por um conjunto de empresas que atuam nos setores financeiro, imobiliário, agronegócio, educacional e esportivo e tem como missão “desenvolver empresas saudáveis, felizes e com propósito”. O Grupo Gaia é uma B-Corp (empresa que atende aos rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência).

Luis Octávio, colaborador do Grupo Gaia, e Mariana Scofano, gestora do projeto (Foto: Divulgação)
Luis Octávio, colaborador do Grupo Gaia, e Mariana Scofano, gestora do projeto (Foto: Divulgação)

 DIÁRIO – São quantos parceiros e em quais destinos atuam?

CLEBER ISAAC – Atualmente, temos grandes parceiros institucionais como a empresa de comunicação Sagarana, a agência de viagens Topa Viagens e a assessoria de imprensa Assimptur e o Grupo Gaia. O primeiro parceiro do Viagem do Bem foi o Resort Costão do Santinho, Florianópolis, e com a edição de Campos do Jordão, os parceiros são: Convention Bureau de Campos do Jordão, Hotel Surya Pan, Hotel Palazzo Reale, Hotel Toriba, Hotel Le Renard, Pousada Joia da Serra e Pousada Portal das Cerejeiras. Os viajantes do bem têm muitos benefícios como descontos em restaurantes e atrações, que mudam de acordo com a localidade que ocorrerá o Viagem do Bem.

DIÁRIO – Após a etapa de Campos do Jordão, quais os próximos destinos?

CLEBER ISAAC – Após Campos do Jordão, o Viagem do Bem irá para o Resort Costão do Santinho (SC) em agosto, Itacaré (BA) em setembro e estamos em negociação com Porto Alegre e Porto Seguro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

COVID-19 e as Fake News     

*Por Mário Inácio Ferreira Filho Como se já não bastasse uma economia em fraco crescimento, a burocracia e os demais entraves para ser um pequeno...

Argentina prolonga confinamento do coronavírus até a metade de abril

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse no domingo que o país prolongará o período de quarentena nacional obrigatória até a metade de abril...

Aérea Air Europa oferece canal exclusivo para agentes de viagem

Para atender aos agentes de viagem e operadoras com maior agilidade e autonomia, a Air Europa criou uma página dedicada. Nela, as agências de...

Covid-19: Trump prorroga isolamento social nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um apelo durante a coletiva de imprensa na Casa Branca, no último domingo (29), para que...

Nova York registra quase 60 mil casos de Covid-19 e mil mortes

O estado de Nova York já está perto de 60 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 1 mil mortes causadas por...

Isolamento no Reino Unido pode durar 6 meses

Os britânicos podem estar sujeitos a alguma forma de isolamento por seis meses ou mais, disse a chefe médica adjunta da Inglaterra, Jenny Harries,...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias