CNC: decisão unilateral de MP fechará unidades do SESC e SENAC de todo o país

CNC: cortes do governo nos recursos de Sesc e Senac prejudicam empresas, trabalhadores e população em plena crise do Coronavírus

EDIÇÃO DO DIÁRIO


A Confederação Nacional do Comércio emitiu um comunicado nesta quarta-feira se posicionando contrária à decisão anunciada ontem em Medida Provisória que, segundo o órgão, vai levar ao fechamento de 265 unidades em todo o País e impactar em ao menos 30 milhões de atendimentos e vagas, prejudicando prestação de serviços em todas as áreas, inclusive saúde. 


“O governo federal não aceitou a proposta de ações de R$ 1 bilhão do Sesc e Senac para o combate à epidemia do coronavírus no Brasil e, ao contrário, manteve a decisão, determinada na noite de ontem através de Medida Provisória (MP), de cortes de 50% nas contribuições das empresas para o Sistema S, iniciativa que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lamenta pelo profundo impacto na atuação das duas instituições”, lembra a nota.

As consequências, segundo a CNC, será a demissão de mais de 10 mil trabalhadores em todo o país. Serão 265 unidades do Sesc e Senac fechadas no Brasil, com redução de mais de 36 milhões de atendimentos. De acordo com a entidade, a redução dos atendimentos do Sesc e do Senac vai ocorrer em municípios que, em muitos casos, necessitam da infraestrutura dessas instituições para atendimento básico à população.

“A MP publicada ontem (terça-feira, 31) não apresenta nenhuma medida com impacto na redução de impostos por parte do governo federal, o que, aí sim, seria uma ajuda efetiva, principalmente em relação às médias, pequenas e microempresas. A redução é inócua, em termos de ajuda para as empresas, lembrando que as micro e pequenas já não contribuem para o Sistema S”, esclarece o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Segundo ele, a decisão governamental vai, ao contrário, fragilizar ainda mais a situação das empresas. “Além de não apresentar medidas de corte efetivo de impostos, a MP põe em risco a atuação de instituições que estão focadas no auxílio direto às empresas, trabalhadores e população em geral. Instituições que trabalham com planejamento e orçamentos aprovados que estão em execução e serão significativamente impactados por um corte estabelecido sem nenhum critério e estudo prévio”, alerta Tadros.

Plano de ações

Para evitar o fechamento das unidades, a redução dos atendimentos e a demissão dos trabalhadores, a CNC  tinha enviado na semana passada ao presidente da República, Jair Bolsonaro; aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Mandetta (Saúde), e aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre um plano de ações do Sesc e Senac (em anexo), no valor de R$ 1 bilhão, para conscientização, combate ao coronavírus e prestação de serviços à sociedade nos próximos três meses.

“A capilaridade do Sesc e Senac, presentes em municípios carentes de estrutura para o enfrentamento do problema, poderia ter sido utilizada para reduzir os impactos da epidemia. Os efeitos para os empresários, cuja redução da contribuição fará pouca diferença, seria muito mais positivo, já que protegeriam ao mesmo tempo a saúde da população e dos seus trabalhadores. Com a manutenção dos cortes, mesmo que por 90 dias, teremos que paralisar as ações, fechar unidades e demitir”, lamentou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

IMPACTO – 50% de corte na arrecadação compulsória em 3 meses

Sesc
144 unidades fechadas
6.670 colaboradores demitidos
Menos 33.516.306 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos

Senac
121 unidades fechadas
3.540 colaboradores demitidos
Menos 2.893.567 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos

NÚMEROS GERAIS
265 unidades fechadas
10.210 colaboradores demitidos
Menos 36.409.873 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Isso é uma covardia com os trabalhadores?
    Mais de 10 mil pessoas desempregadas, e o serviço ao trabalhador do comércio, que tem o direito ao Sesc como lazer, esporte e cultura, será arrancado dele sem piedade!

  2. Isso é uma covardia com os trabalhadores.
    Mais de 10 mil pessoas desempregadas, e o serviço ao trabalhador do comércio, que tem o direito ao Sesc como lazer, esporte e cultura, será arrancado dele sem piedade!

  3. É uma pena que esteja acontecido isso, um sistema que funciona muito bem, melhor do que o seu co-irmão da industria… Agora eu pergunto será que vai ter ainda algum ganancioso pelo poder querendo ser presidente dessas casas se for cortado pelo menos mais 20%??? Duvido muito.

  4. Não concordo, o que eu concordo, é com remoção dos presidentes destes sistemas, que são oportunistas e saqueadores do dinheiro desse sistema.

  5. Não concordo, o que eu concordo, é com remoção dos presidentes destes sistemas, que são oportunistas e saqueadores do dinheiro desse sistema.

    nunca postei sobre isso.

  6. Se fracionar os salários da diretoria e gerência do Sesc que são em media 18 mil reais dá para manter todos os funcionários. Está mais do que na hora destas instituições serem investigadas por lavagem e desvio de dinheiro.

Comments are closed.

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias