Colheita da uva no Rio Grande do Sul é tema de documentário

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de mostrar os reflexos das migrações sazonais de trabalhadores e o contraste cultural entre empregados e pequenos produtores durante a colheita de uva, a Faculdade Cenecista, por meio do Núcleo Audiovisual Cenecista (NAC), produz o documentário À Sombra das Videiras. As gravações ocorrem entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano na Linha Paulina, no interior do município.

Da convivência entre produtores e trabalhadores temporários – estes vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados à Serra Gaúcha – surge um enfoque documental que vai além da questão migratória e da necessidade de mão de obra complementar por parte dos produtores locais. Diferenças culturais, étnicas, sociais, de idade e ideologias, são reconhecidas e evidenciadas durante o período da colheita.

Conforme explica o diretor do documentário, Boca Migotto, outro ponto a ser abordado é a importância do pequeno produtor no cenário vitivinícola, tanto para evolução do setor quanto para manter viva a história da produção da uva na região. “O homem e a mulher do campo são responsáveis pela principal etapa no processo agroindustrial vitivinícola. Embora a cadeia produtiva se expanda, a produção das uvas na Serra Gaúcha ainda depende dos pequenos produtores, das famílias e de seu cuidado com os parreirais. Ao sol ou à sombra, eles mantém essa riqueza cultural no sul do Brasil, num esforço de permanência no campo como uma opção de qualidade de vida e oportunidade para seus descendentes”, justifica.

Veja também as mais lidas do DT

O roteiro conta com três elementos principais: a chegada dos migrantes a Bento Gonçalves e a recepção deles por parte dos produtores – representados no documentário por três famílias de Bento Gonçalves; os dias de colheita e o desenrolar das refeições e conversas entre produtores e trabalhadores; e a despedida.

À sombra das videiras conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e apoio das produtoras Epifania Filmes e Majola Pró Vídeo, além do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho).

Equipe Técnica:
Boca Migotto: Direção
André Majola: Direção de Fotografia
Deise Chagas: Direção de Produção
Felipe Gue Martini: Assistente de Direção, Pesquisa e Roteiro
Rogério Rodrigues: Assistente de Direção
Rodrigo Nicolini: Assistente de Fotografia
Gabriela Massutti: Assistente de Produção
Charlene Dias: Produção de Set
Vitor Lemes: Técnico de Som
Alfredo Barros: Editor
Tiago Flaiban: Finalizador
Karinny Matias: Foto Still
Trilha Sonora Original: Felipe Gue Martini
Design Gráfico: Gustavo Rigon

Realização:
Núcleo Audiovisual Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – NAC

Patrocínio:
Prefeitura de Bento Gonçalves
Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves – SECULT
Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves – FMC
Conselho Municipal de Política Cultura de Bento Gonçalves – CMPC

nac.cnecbento.com.br 

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade