Congresso Brasileiro de Crocodilos celebra a vida e a obra da pesquisadora Zilca Campos

Continua depois da publicidade

A pesquisadora da Embrapa Pantanal, Zilca Campos, foi condecorada no último dia 14 de agosto com o prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilos do Brasil

Edição do DIÁRIO com agências

A pesquisadora da Embrapa Pantanal, Zilca Campos, foi condecorada no último dia 14 de agosto com o prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilos do Brasil.

A celebração aconteceu durante o 1º Congresso Brasileiro de Crocodilos, que abordou o tema “A pluralidade científica em nome da conservação” dos jacarés do Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

Anualmente, a distinção que leva o nome da cientista irá consagrar pessoas que desempenharam um papel importante na conservação dos crocodilianos brasileiros.

A comunidade científica comemorou. Os pesquisadores Guilherme Mourão e Walfrido Moraes Tomas, companheiros de Zilca na equipe de pesquisa de vida selvagem da Embrapa Pantanal, afirmam que estão “imensamente orgulhosos” e que a homenagem “significa o reconhecimento de uma vida dedicada à pesquisa e à conservação dos jacarés brasileiros.”

Já o chefe-geral da Unidade, Jorge Lara, ressaltou que o reconhecimento público é consequência de mais de trinta anos de muita dedicação da profissional. “Ver o nome da colega nesse prêmio é motivo de orgulho para todos os trabalhadores da Embrapa”.

Pesquisadora da Embrapa desde 1989, Zilca Maria da Silva Campos possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), mestrado em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e é doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002).

Zilca trabalha com ecologia, conservação e manejo dos jacarés brasileiros desde 1987. Ela conta que as pesquisas com crocodilianos na Unidade começaram há cerca de 32 anos, gerando informações sobre ecologia, conservação. Desde então, a vida dos crocodilianos tem sido contada e documentada em publicações e artigos científicos.

Em 2008, durante o 19º Working Meeting of the Crocodile Specialist Group, na Bolívia, Zilca recebeu o prêmio internacional que é entregue a cada dois anos pelo Grupo de Especialistas em Crocodilianos (Crocodile Specialist Group), inserido na Comissão de Sobrevivência das Espécies (SSC, sigla em inglês) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês).

O 1º Congresso Brasileiro de Crocodilianos foi um evento totalmente gratuito, transmitido pelo canal do Instituto Marcos Daniel (IMD) nos dias 14 e 15. O conteúdo pode ser acessado aqui. Com participação de pesquisadores do universo crocodiliano do Brasil, o congresso teve como principal objetivo a inclusão da sociedade nas questões ambientais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade