Curitiba é premiada e recebe título de Destino Turístico Inteligente

Continua depois da publicidade

Curitiba conquistou o segundo lugar do Desafio Turistech Brasil, na categoria Destino, Academia e Empresas, com o ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente (DTI).

Edição DIÁRIO com agências

Desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com o Instituto Municipal de Turismo (IMT), Agência Curitiba e Fecomércio PR. O prêmio reconhece os esforços em atuar, de forma colaborativa, para fortalecer o turismo com foco no visitante e na comunidade local. O anúncio aconteceu em 18 de novembro.

Veja também as mais lidas do DT

Ao todo, foram 315 projetos inscritos de 24 Estados. Três rodadas de avaliação classificaram os finalistas para a defesa do projeto em um pitch online. A disputa é uma realização do Ministério do Turismo (MTur); da Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo – presente em mais de 150 países; em colaboração junto à Organização Mundial do Turismo (OMT); com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae.

O ecossistema do Destino Turístico Inteligente de Curitiba conta com representantes de entidades públicas, privadas, acadêmicas e da comunidade. Foco do trabalho, a tecnologia é utilizada com uma importante ferramenta de transformação social, criando, gerenciando e distribuindo experiências e serviços turísticos. Os pilares temáticos são: acessibilidade; experiência; governança; infraestrutura; inovação; marketing; sustentabilidade; e tecnologia.

Entre 2020 e 2021, foram atendidas 40 empresas de Curitiba, que foram mapeadas e convidadas a participar da discussão e da estruturação do planejamento, com objetivo de transformar a capital paranaense em um destino turístico inteligente. Voltada para entregar soluções inteligentes para cidades, o iCities é uma das integrantes.

O SmartCity Expo, fundado há 10 anos, é o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que reúne especialistas e empresas de diferentes países para discutir o futuro das cidades e estimula, anualmente, o turismo de negócios na região.

De acordo com a Coordenadora do Observatório de Turismo do Paraná e do Departamento de Turismo da UFPR, Juliana Medaglia, o ecossistema DTI Curitiba é um exemplo prático de encontro entre pesquisa e inovação, com olhar voltado para questões que ainda não foram analisadas e que podem ter outras perspectivas.

Para ter acesso a todas as informações referentes ao ecossistema do Destino Turístico Inteligente de Curitiba, basta acessar o site: destinointeligente.curitiba.pr.gov.br/.

PC

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade