DIÁRIOS das serras gaúchas, alemãs e italianas (1)

Redação do DT

A equipe family  do DIÁRIO DO TURISMO (Gláucia, Bruno, Lucas e Rebeca) viaja mais uma vez pelo país afora e mergulha nas belezas do sul do Brasil. Desta vez o destino escolhido foi o Rio Grande do Sul – em especial a serra gaúcha, alemã e italiana. Por que não utilizarmos a denominação geral “Serra Gaúcha”? Porque não gostamos de generalizar, gostamos de ir fundo, ver os detalhes, ir nas entrelinhas e, também, porque iremos visitar várias regiões geográficas e culturais onde são muitas, mas muitas as diferenças, algumas que os próprios olhos não percebem.

A Serra gaúcha, por exemplo, não sofreu a influência dos imigrantes europeus, e a cultura gaúcha manteve-se predominante nas cidades de Bom JesusSão Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

Passaremos pela região alemã, também chamada de Região das Hortênsias, e destacaremos as cidades de Gramado,  Canela e Nova Petrópolis, e, por fim, descreveremos alguns detalhes da  região italiana, também destacando as cidades de  Garibaldi e  Bento Gonçalves.  Vamos lá?

‘’Borboleta parece flor que o vento tirou para dançar” 

Por Glaucia Machado*

Essa é uma das muitas frases poéticas que podem definir a BR 116, mais conhecida como Rota Romântica: “Borboleta parece flor que o vento tirou para dançar”

Saindo de Porto Alegre siga por este percurso e você se deslumbrará com a paisagem verde de uma trajetória coberta pela natureza e com hortênsias caprichosamente cultivadas, que florescem de novembro a fevereiro. Um brinco adornando a paisagem.

Hortênsias e neblina - símbolos de Gramado (Foto: DT)
Hortênsias e neblina – símbolos de Gramado (Foto: DT)

Não tenha pressa. Siga observando os detalhes, sentindo o cheiro gostoso de serra e admirando a paisagem de mata tipica das araucárias.

As borboletas completam a beleza do cenário nos levando à reflexão e à poesia.

E por que não? Aproveite para visitar as lojas de malhas e desfrutar dos sabores e aromas oferecidos. Preços justos  e produtos com excelente qualidade, e ainda, você pode contar com a hospitalidade e a tranquilidade dos vendedores locais.

Visite a Serra Gaúcha no verão e prepare-se para muitas surpresas. (Texto: Gláucia Machado, fotos: Bruno Landin)

family_DT* A equipe Family do DT viajou para o Rio Grande do Sul com seguro GTA

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial