Diretores da Itaipu participam de lançamento da 14ª Expo Paraguai Brasil

Continua depois da publicidade

Diretores da Itaipu Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai) falaram sobre “A importância da implementação do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras”, na sede da Acif, em Foz do Iguaçu (PR). Expo será nos dias 21 e 22 de setembro, em Assunção.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai), participaram nesta segunda-feira (28), em Foz do Iguaçu (PR), do lançamento da 14° Edição da Expo Paraguai Brasil, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro, na Grande Assunção.

Veja também as mais lidas do DT

Organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil, o evento é considerado o principal encontro de negócios entre os dois países.

O lançamento da Expo ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e contou também com a presença do governador do Departamento (estado no Paraguai) do Alto Paraná, César Torres.

O presidente da Acifi, Danilo Vendruscolo, salientou que foi a primeira vez que a entidade reuniu os dois diretores-gerais de Itaipu em um encontro para discutir integração e desenvolvimento.

Enio Verri e Justo Zacarías falaram no painel “A importância da implementação do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras”. “A maior prova de que gestão coordenada é possível é a existência da Itaipu.

E é fundamental termos uma visão de longo prazo. Nossa empresa vai completar 50 anos (em 2024), mas poderemos ter mais 194 anos se segurarmos o assoreamento do reservatório. Esse é o caminho”, disse o diretor-geral brasileiro.

Enio Verri ainda destacou a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento de novos negócios e defendeu a necessidade de uma maior harmonização das políticas brasileira e paraguaia para agilizar os processos de importação e exportação.

Itaipu
Lançamento da Expo Paraguai Brasil. (foto: Sara Cheida/Itaipu)

“O Brasil é um grande parceiro do Paraguai, temos parcerias que rendem muitos milhões aos dois países, e é preciso que criemos um mínimo de eficiência na gestão entre essas fronteiras.”

Justo Zacarías chamou a atenção pela boa relação entre atuais os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Santiago Peña (Paraguai) e observou que a integração – expressa no exemplo de Itaipu – torna os dois países mais competitivos no cenário mundial. “Acho que esse é o momento de aproveitarmos o alinhamento e a concepção que os dois países têm de amizade e desenvolvimento conjunto para criarmos novas oportunidades”, declarou.

O presidente da Expo Paraguai Brasil, Antonio Carlos dos Santos, antecipou que o evento em Assunção, no Centro de Convenções da Conmebol, terá a participação de mais de 350 empresas, reunindo autoridades dos dois países, empresários da indústria, agronegócio, comércio e serviços. A expectativa é movimentar, nos dois dias, em torno de US$ 180 milhões.

O evento terá espaço para rodadas de negócios; área de exposição com estandes de produtos e serviços; área de apresentação de projetos de startups; programa de conferências nacionais e internacionais; área institucional; e eventos culturais. Itaipu terá um estande no local.

O lançamento da Expo Paraguai Brasil também teve a participação do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo; do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; do secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana; dos auditores fiscais da Receita Federal Marcelo Mossi e Fabiano Diniz; representantes diplomáticos, entre outras autoridades.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade