Elisabeth Konidis: Mulheres e suas mudanças de rotas

Continua depois da publicidade

Elisabeth Konidis é sócia da Pousada Estância Villa Ventura, tem 55 anos e duas filhas. Ela, como várias outras mulheres, conduzem seus negócios neste turbulento mar do empreendedorismo brasileiro. Há 4 anos, junto com o marido, montou a Pousada em Socorro, no interior de São Paulo. Beth, antes disso, teve inúmeras experiências profissionais, e hoje sabe que todas foram necessárias para chegar até aqui.

Por sua trajetória pessoal e profissional a convidamos a relatar sua experiência na série, Mulheres e suas mudanças de rota. Confira:

Um grande recomeço!

“Minha trajetória profissional teve início aos 15 anos, formada em Ballet Clássico meu nome foi indicado pela Diretora da Academia de Ballet onde me formei, para que eu ministrasse aulas de dança em uma Academia que estava inaugurando. Imediatamente e contra a vontade de meu pai, aceitei o desafio.

Por 10 anos trabalhei com dança (ballet clássico e moderno), uma paixão da infância, e nesse período me formei como professora de Educação Infantil e Nível I, profissão que acabei deixando na gaveta por muitos anos.

Aos 25 anos, minha primeira filha já com um ano, me fez repensar sobre a profissão. Usando mais a razão e ignorando o coração, decidi largar o “sonho” e trabalhar na metalúrgica da família com meu pai, onde comecei realizando pequenas tarefas como atender telefone, ir aos bancos, correios, contabilidade. Mas, minha curiosidade geminiana me levava sempre além. Comecei a tomar conhecimento dos processos que envolviam a empresa, orçamentos, compras, almoxarifado, produção, administrativo, RH, etc.

Veja também as mais lidas do DT

Aos 30 anos, nasceu minha segunda filha, e nesses 15 anos de trabalho, me dividi entre a profissão, a maternidade, os afazeres domésticos e a construção da minha casa… Poderia nesse momento me considerar uma mulher realizada!

Aos 31 anos meu pai (meu exemplo de retidão, moral, força, coragem, honestidade…) precoce e repentinamente mudou de “plano”. Essa perda inicialmente me abalou muito e ao mesmo tempo aflorou minha garra, coragem, persistência em me tornar alguém tão vitoriosa quanto ele foi.

Por mais oito anos trabalhei na metalúrgica, assumi a Administração e Financeiro. Nada fácil para uma mulher gerenciar uma empresa só de homens (metalúrgicos, engenheiros mecânicos, vendedores, irmãos homens, sindicalistas…). Até que esgotada, com as filhas já adolescentes, voltei a dar atenção para o meu lado artístico e montei uma loja de decoração e serralheria artística, misturando ferro, madeira, espelhos, vidros e outros materiais, eu desenhava e fabricava peças de decoração e arte. Fiz também alguns cursos de Feng Shui até poder exercer consultorias profissionais… Mais uma vez, a arte neste país não foi valorizada!

Foi então que recebi o convite de uma amiga para desenterrar o diploma de professora, meio assustada, aceitei o desafio, adoro desafios!

Professora, assistente de coordenação… Difícil! Para engordar o orçamento, comecei a trabalhar com venda de imóveis em um momento de “boom” imobiliário do país, o que me rendeu alguns anos de sucesso financeiro!

Quando o mercado entrou em baixa, me mudei de São Paulo para a cidade de Socorro -SP e assumi o cargo de Chefe da Assistência e Proteção à Criança e Adolescência, gerenciando o “Programa Vem Ser” aqui na cidade, cargo comissionado da Prefeitura, que foi trocado na segunda gestão do Prefeito.

Imagens da Pousada, em Socorro, que completa o quarto aniversário em abril deste ano (Crédito: divulgação)

Momento de recomeçar!

Juntos, eu e meu marido assumimos uma pousada desativada, e montamos a Pousada Estância Villa Ventura, que fará quatro anos em abril.

Tudo foi criado por nós, nome, logotipo, cores, decoração, regulamento, tipo de público, forma de atendimento (nosso diferencial)… Tudo planejado e executado com todo o carinho.

Até assumir a pousada não entendia o motivo de ter vivido tantas experiências profissionais diversificadas em minha vida, mas hoje percebo que todas essas passagens foram necessárias para que eu estivesse preparada para este momento.

A dança moldou meu caráter, disciplina, responsabilidade, criatividade, dedicação e superação de limites…

A metalúrgica me proporcionou o conhecimento de gerenciamento financeiro, administrativo, comercial, gestão de pessoas e conflitos e a importância de planejar, definir estratégias, trabalhar em equipe, definir prioridades…

A arte e decoração, o Feng Shui, e a construção da minha casa, me deram a experiência necessária para as reformas, decoração de ambientes, construção e harmonização de espaços agradáveis…

O magistério e a venda de imóveis me forçaram a usar a psicologia e paciência  necessárias para lidar com pessoas…

E por fim, e não menos importante, minha experiência de dona de casa fez com que eu aprendesse a colocar uma mesa com capricho, a manter uma casa limpa e organizada, a gerenciar funcionárias na cozinha, na limpeza e arrumação…

Hoje me utilizo de todas as ferramentas adquiridas ao longo destes 40 anos de trabalho para exercer com amor a profissão de “pousadeira”.

A trajetória pela frente ainda é longa, os projetos são muitos.”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade