Embratur e Alagoas tratam parcerias para turismo internacional

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Parceria entre Embratur e Alagoas prevê compartilhamento de dados sobre turistas estrangeiros e estratégia para atração de novos voos internacionais

A Embratur e Alagoas vão construir parcerias para ampliar a promoção internacional dos destinos e atrativos turísticos do estado. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, recebeu nesta quinta-feira (2) a secretária de Turismo alagoano, Bárbara Braga, em Brasília. Nesse sentido, apresentou as políticas que considera prioritárias para a atração de turistas estrangeiros.

Entre elas estão, por exemplo, conquistar novos voos internacionais e qualificar os profissionais do trade turístico local. De acordo com Bárbara, em 2022 foram incorporados 4 mil novos leitos na rede hoteleira de Alagoas.

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“Temos a previsão de outros 4 mil novos leitos até o fim de 2024. Precisamos de novos voos, garantir maior número de turistas internacionais. Nossa rede hoteleira está pronta para esse passo”, destacou a secretária.

Atualmente, o estado recebe dois voos internacionais, sendo um direto para Buenos Aires operado pela GOL. Além disso, há um outro voo para Lisboa operado pela TAP e que faz escala em Natal (RN). O presidente da Embratur comprometeu-se a levar a demanda por mais voos para Alagoas para as reuniões com as companhias aéreas que realizará nas próximas semanas.

Informação e planejamento

Durante a reunião, Marcelo Freixo destacou a necessidade da estruturação de uma rede de informação entre a Embratur e as secretarias estaduais de Turismo. Assim, podendo obter dados sobre os turistas internacionais que chegam ao país, para definição das melhores estratégias de promoção do Brasil no exterior.

“Precisamos de dados qualificados. Precisamos conhecer o turista internacional que chega. Qual seu perfil, seus desejos, sua origem, para definir nossa estratégia de ação. Aqui na Embratur vamos ter uma gerência para colher e organizar esses dados. E trabalhando juntos às secretarias, porque a produção de dados tem muito a ver com a ponta”, afirmou Freixo.

Do mesmo modo a secretária alinhou-se à necessidade de um trabalho de parceria. “Uma coisa que Alagoas tem muita carência é de dados. Nós criamos agora uma Superintendência de Dados, para começar a monitorar indicadores, metas e resultados”, disse Bárbara.

Qualificação de mão de obra

Na reunião em Brasília, Bárbara Braga também abordou a necessidade de investimentos em qualificação profissional com foco no turismo internacional, com ensino de línguas estrangeiras. O presidente da Embratur afirmou que um programa com essa característica está sendo formulado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social.

Em 2022, Alagoas recebeu mais de 15,5 mil turistas internacionais. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística de 2019, do Ministério do Turismo, cerca de 81% dos visitantes estrangeiros do estado são motivados por lazer. Desses, quase 92% buscam Sol e Praia. E os principais emissores de turistas para o estado foram Argentina, Estados Unidos, Portugal, Chile, Itália, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Suíça e Reino Unido.

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