Entretanto, nas Beiras – por Osvaldo Alvarenga*

Continua depois da publicidade

Por Terras da Beira, Iêda e eu, percorremos as judiarias de Castelo Branco, Covilhã e Sabugal. Nas antigas praças medievais ou, em alguns casos, mesmo fora das cidadelas, entre casas de pedra em vielas apertadas, becos sinuosos, sempre a subir ou a descer, fomos conhecendo e especulando um pouco sobre a história dos judeus sefarditas que, em 1492, expulsos pelos Reis Católicos dos reinos de Castela e Aragão, exilaram-se nas vilas fronteiriças do Reino de Portugal e dos Algarves, onde, até então, a Coroa criara leis que os resguardavam. Como resultado do êxodo, a chegada de milhares de famílias sefarditas – suponho, à época, o equivalente a 10% da população de Portugal – rompeu o tênue equilíbrio entre mouros, judeus e cristãos que viviam no reino.

Os judeus eram mais instruídos que a média, a leitura da Torá exigia alfabetização e os negócios a matemática. Sabiam ler e sabiam fazer contas. Rápido prosperaram. Eram astrônomos, físicos, médicos, cirurgiões, ferreiros, gibiteiros (artesãos das malhas e armaduras de aço e das brigantinas e dos gibões de couro ou grosso tecido, equipamentos indispensáveis aos cavaleiros nas batalhas), tecelões, alfaiates, sapateiros, mercadores. Além disso, mormente, eram judeus os coletores do Rei e os fiscais da contabilidade pública. Num período em que os surtos de peste bubônica levaram a morte ao campo e a migração massiva às cidades, despovoadas as aldeias, sem gente para plantar, houve falta de alimentos e agravo da miséria; ricos e remediados, mais sadios e abundantes, os hebreus foram considerados culpados por todos os males da época. Nascia, então, forte, o antissemitismo em Portugal.

A morte de D. João II, em 1495, agravou a situação dos sefarditas portugueses. O novo rei, D. Manuel I,  cujo médico particular e conselheiro, Abraão Zacuto, era judeu exilado de Castela, ambicionava unir toda a Península Ibérica sob a sua coroa ao casar-se com Dona Isabel de Aragão, filha mais velha dos Reis Católicos. Exigência de sogra e sogro, apelo de Papa e prelados, pressão de parte da aristocracia e do povo, o Rei, muito a contragosto, aceitou expulsar os “hereges”, judeus e mouros, do reino. Em dezembro de 1496, assinou o decreto de expulsão. Porém, dependente das fortunas e dos conhecimentos dos precitos, muito se esforçou para impedir o êxodo: batismo forçado, tolerância aos cultos heréticos, fechamento de portos, restrições à saída de pessoas, sequestro dos filhos menores, cobrança de pesados tributos sobre bens embarcados, burocracias… Muitos ficaram, convertidos em cristãos-novos. Muitos foram embora para o Magrebe, Constantinopla, Países Baixos e, mais adiante, para as Américas. Em abril de 1506, durante missa pelo fim da seca e da peste, uma discussão banal serviu de estopim para a perseguição e morte na fogueira de milhares de judeus, cristãos-novos, homens, mulheres e crianças, em pleno Rossio de Lisboa. A execução iniciada por incitação de frades dominicanos, com promessa de absolvição dos pecados, e protagonizada pelo povo, foi interrompida, três dias depois, com a intervenção do Rei que ia a Beja visitar a mãe, em isolamento profilático, longe de aglomerações, protegida do mal, e teve de voltar. Em 1515, por empenho mais de sogra do que de sogro, mais uma vez contrariado, o Rei apelou ao Papa pelo Tribunal do Santo Ofício; não teve sucesso. Finalmente, em 1536, já sob o reinado de D. João III, os portugueses conheceram a Inquisição.

Veja também as mais lidas do DT

Em Belmonte, para onde fomos ao quarto dia de viagem, terra de Pedro Álvares Cabral, há registro, no séc. XIII havia sinagoga, havia uma comunidade judaica de considerável tamanho e organização. Após a expulsão e o estabelecimento da Inquisição no reino português, com alguma cumplicidade da população, mas de todo ocultos da Igreja e da Coroa, por quase 500 anos, os sefarditas belmontenses, falso-convertidos, mantiveram clandestinos costumes e cultos. O isolamento em relação às demais comunidades judaicas e a necessidade de dissimular práticas e rituais fizeram com que esses criptojudeus perdessem parte da sua cultura e tradição; perderam inclusive a língua hebraica; resistiu a fé. Nos finais do séc. XVIII, nova leva de judeus, esses emigrados do Marrocos, chegaram à vila. Em 1925, Samuel Schwarz publica “Os cristãos novos em Portugal no séc. XX”, primeiro registro, em séculos, de segredo tão bem guardado. Somente nos anos 70, ainda sob o conservadorismo carola do Estado Novo português, os marranos de Belmonte estabeleceram contato com os judeus de Israel, para, finalmente, em 1989, fundarem a Comunidade Judaica de Belmonte. Hoje, da primitiva numerosa comunidade, por motivos diversos, restam pouco mais de 50 judeus ortodoxos na vila; contam com rabino e sinagoga. Em 2005, Belmonte ganhou um Museu Judaico, onde toda essa história é bem melhor contada.

O isolamento em relação às demais comunidades judaicas e a necessidade de dissimular práticas e rituais fizeram com que esses criptojudeus perdessem parte da sua cultura e tradição; perderam inclusive a língua hebraica; resistiu a fé.

O castelo de Belmonte, comum às antigas fortificações, fica no cimo de um monte. Desde longe, ao longo do vale do Zêzere, por estradas sinuosas e arborizadas, torre e muralhas prendem a atenção de quem passa. Chegamos à vila medieval num dia de sol forte, difícil jornada, tórrido verão. O castelo, em estilo românico, todo em granito, erguido entre o final do séc. XII e início do XIII, tornado residência do alcaide-mor, Fernão Cabral I, no séc. XV, recebeu reformas, a torre de menagem ganhou janelas e foi adaptada ao espaço residencial. A Oeste, na muralha, foram implantadas janelas com vista para a Serra da Estrela, sendo manuelina uma delas, provavelmente do séc. XVI, e, no séc. XVII, por ocasião da Guerra da Restauração, que pôs fim ao domínio do Império Espanhol sobre o Reino de Portugal, foram ali acrescentados alguns baluartes; e tudo que não fosse pedra queimou num grande incêndio em 1694. Depois, abandonado, somente no início do séc. XX voltou a ser usado, primeiro como prisão, até ser declarado Monumento Nacional em 1927, ter recebido restauro e intervenções, a maior delas, em 1992, um anfiteatro para eventos e espetáculos. Como já passasse do meio-dia, encontramos o espaço prestes a fechar para o almoço. Para as duas horas de espera, por termos tomado um rico pequeno-almoço, por estarmos absolutamente sem fome, não fomos a nenhum dos restaurantes que eu havia selecionado, preferimos correr a vila.

Praticamente em frente à entrada do castelo, trancadas, as capelas de Santo António (séc. XV) e do Calvário (séc. XIX); dali à judiaria, um pulo. Andamos sem pressa observando as casas entre as ruas Direita e Fonte da Rosa. Até o pelourinho a distância é curta, mas como fosse dia de feira ou festa, não sei, com controle de entrada e saída e uso de máscara exigido, não havia multidão, havia, sim, barracas montadas que estorvavam a visão do largo. Mais uns passos chegamos ao Museu Judaico, por impróprio o horário, também fechado. A sinagoga, noutro ponto da vila, recente, inaugurada em 1996, sem termos solicitado com antecedência a visita, não fomos ver. De volta ao castelo, pelo caminho, conheceríamos a Igreja de Santiago, de 1240, construção de pedra, em estilo românico, que depois recebeu adornos góticos, e o Panteão dos Cabrais, onde restam as cinzas do descobridor do Brasil. Tudo fechado. O calor atormenta, a decepção com a impossibilidade de seguirmos o roteiro planejado, agasta. Paramos para tomar um fino e pensar. Esquecemos o castelo e procuramos rio onde pudéssemos nos refrescar. Fomos tomar banho no Zêzere, não sem antes visitarmos a Torre de Centum Cellas, ruína de um monumento de pedra, possivelmente romano, nas imediações da vila.

Há muito, nos nossos aniversários, Iêda e eu, nos presenteamos com alguma viagem; oportunidade para aprender, experimentar e vivenciar juntos o inabitual. Julho, talvez resultado do efeito estufa, por estas bandas, o verão tem estado abrasador; depois do mergulho gelado no Zêzere, pés n’água, cabelos ao vento (como se eu ainda os tivesse) tomo a decisão de uma vida: a partir do ano que vem, meu aniversário será em maio.

A viagem à Beira, já quase ao fim, continua na próxima quinzena.


 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade