Exclusivo! Repaginada, hotelaria inicia reabertura e põe à prova os novos protocolos

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A capacitação dos colaboradores irá garantir agora consolidação das novas medidas e o sucesso da retomada, afirma o especialista em biossegurança Marcos Barreto

Por REDAÇÃO (Zaqueu Rodrigues)

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Antes da pandemia do novo coronavírus, a hotelaria mundial vivenciava uma tendência de expansão dos espaços de sociabilização. O principal símbolo dessa renovação era o lobby, que perdeu a utilidade apenas como um espaço de passagem para ganhar mais protagonismo e se tornar um ambiente de permanência, promovendo assim a interação entre os hóspedes e estimulando novos consumos.

Hoje, pouco mais de três meses desde o início da pandemia no Brasil, o cenário hoteleiro está reconfigurado. Agora, ao entrar nos hotéis que começam a retomar as atividades após semanas de portas fechadas, os hóspedes deparam-se com espaços preparados para evitar a aproximação – num caminho contrário ao da tendência de sociabilização pré-pandemia.
As operações comuns na rotina do hotel, como check-in e check-out, são feitas em totens ou pelo celular. Nos restaurantes, o modelo Buffet foi, em sua maioria, interrompido por tempo indeterminado. Nos apartamentos, pequenos mobiliários, objetos decorativos e materiais de manuseio como revistas e jornais foram retirados. A estética está limpa e os espaços estão mais amplos e minimalistas.

Hoje, pouco mais de três meses desde o início da pandemia no Brasil, o cenário hoteleiro está reconfigurado (Crédito: arquivo DT)

Consagração

Junto a essas mudanças que ressignificaram os espaços está uma série de protocolos de limpeza e higienização elaborados para evitar a contaminação de colaboradores e hóspedes. As novas medidas de segurança incluem o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, a disponibilização de álcool em gel, e ainda, em muitos casos, protocolos sofisticados de hospitais, como o uso de pulverizador eletroestático para desinfetar os ambientes.

Esses são apenas alguns dos protocolos que os hóspedes irão encontrar nos hotéis neste período de retomada das atividades e enquanto não há uma cura para o vírus. A consagração dessas medidas requer uma gestão de pessoas muito alinhada, aponta Marcos Barreto, diretor da Ambientec, consultoria especialista em biossegurança que está conduzindo a renovação de protocolos em empresas que se preparam para o momento de retomada das operações.

Barreto explica que, após mapear as necessidades de cada ambiente e desenhar as medidas de segurança a serem adotadas, agora é o momento em que os novos protocolos serão colocados à prova na prática. “Agora é o momento de consolidação dos novos protocolos, e quem fará isso acontecer de fato serão os colaboradores, que precisam trabalhar em sintonia para colocar em prática todas medidas necessárias para assegurar a proteção tanto de colaboradores como de clientes. As empresas precisam mostrar aos clientes que estão recebendo-os com segurança”.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (FOTO: Diário do Turismo)

Destino Seguro

Para comunicar aos viajantes que os destinos e hotéis estão preparados para recebê-los, vieram à tona nas últimas semanas uma série de cartilhas com medidas de segurança. A principal delas é a Turismo Responsável – Limpo e Seguro, lançada em formato de campanha pelo Ministério do Turismo no dia 4 de junho. Trata-se de uma série de protocolos criados junto ao trade e recomendados a 15 segmentos do setor de turismo em todo o país, entre eles bares, restaurantes, parques temáticos, organizadoras de eventos, agências de turismo e meios de hospedagem.

Durante a apresentação dos protocolos, realizada numa live com a participação de representantes dos setores de turismo e hotelaria, o ministro do turismo Marcelo Álvaro Antônio afirmou que a adoção dessas novas medidas é um passo muito importante para a retomada. “Os turistas estão mais interessados e preocupados com a adoção de medidas sanitárias e de higiene. A campanha vai ajudar o país a se posicionar como um destino seguro nos cenários doméstico e internacional”, disse o ministro. Os protocolos recomendados pelo Ministério do Turismo foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Exemplos práticos

O fortalecimento da segurança para cumprir com as exigências sanitárias governamentais ocorrem em todos os segmentos de lazer. O distanciamento social, o uso de equipamentos de proteção individual, entre outras medidas, são algumas das novidades que já fazem parte da nova rotina do Clube Curitibano, que atualizou todos os seus protocolos para a reabertura. “Essas ações já estão sendo vistas como a ‘nova forma de interação’ pós-pandemia. No dia 3 de junho, o Clube reabriu quatro das cinco unidades com restrições baseadas no protocolo de biossegurança desenvolvido pela Ambientec, feito a partir das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, diz a diretora do Clube.
Ainda de acordo com a diretoria do tradicional Clube, é essencial a orientação de um especialista para estabelecer as diretrizes mais seguras para receber pessoas novamente. “Todos os departamentos receberam um diagnóstico de biossegurança. Confiamos na Ambientec e estamos repassando todas as informações relacionadas aos departamentos, principalmente àqueles que têm um contato mais direto com o público. Todos os departamentos receberam orientações específicas de biossegurança e os gestores estão sendo capacitados”, diz.

O Clube Curitibano reabriu quatro das cinco unidades com restrições baseadas no protocolo de biossegurança desenvolvido pela Ambientec,

Mesma língua

No momento em que o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de mortes por Covid-19 (mais de 44 mil) e os governos estaduais e federal divergem na condução da crise sanitária, Marcos Barreto ressalta que é preciso ter cuidado redobrado e consciência. “A nossa postura é de usar o que existe na ciência em biossegurança para tomar as melhores medidas para garantir a segurança dos trabalhadores, público e clientes. A consagração dos novos protocolos de segurança virá com o cuidado cotidiano de todos e qualificação. O treinamento é essencial para que todos possam falar a mesma língua”, defende Barreto, que vislumbra a valorização da biossegurança nos setores de turismo e hotelaria.


Serviço:

Fundada em 1991 em Joinville – SC, a Ambientec é pioneira na busca por resultados econômicos com foco nas pessoas. Desde o início de suas atividades, ofereceu serviços de controle de insalubridade para pequenas e médias empresas, rapidamente se tornando referência no segmento.

Com o tempo, a Ambientec passou a atuar também em Curitiba – PR e se tornou uma das primeiras empresas a oferecer soluções completas em Engenharia de Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Meio Ambiente, Ergonomia e Programa Sustentável.

Hoje, a Ambientec é uma das melhores franquias do Brasil, conquistando o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nossa cadeia de valor gera resultados para clientes, parceiros e fornecedores, e já conta com unidades próprias e franqueadas atuando em todo o Brasil.

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