Facebook classifica documentário “O Dilema das Redes” de sensacionalista

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por Pedro Strazza – B9

Até que demorou para o Facebook se pronunciar oficialmente sobre “O Dilema das Redes”, documentário que já há quase um mês vem dando o que falar no catálogo da Netflix. Em uma longa publicação lançada no blog oficial a companhia de Mark Zuckerberg rebateu as acusações do filme de Jeff Orlowski escrevendo que a produção “enterraria a substância” dos temas debatidos no mais puro sensacionalismo.

“Ao invés de oferecer um olhar diferenciado sobre a tecnologia, ele [o filme] cria uma visão distorcida sobre como plataformas de redes sociais funcionam para criar uma fuga conveniente daquilo que são problemas sociais difíceis e complexos” escreve a empresa no post, batizado com um singelo título “O que ‘O Dilema das Redes’ entende errado”. O texto continua dizendo que “Os criadores do filme não incluíram pontos de vista daqueles que atualmente trabalham nestas companhias ou de quaisquer especialistas que tenham uma visão diferente do que a narrativa colocada em movimento pela produção”, além de critica o fato do longa não reconhecer em qualquer perspectiva “os esforços já tomados pelas empresas para resolver os diversos problemas levantados”.

A partir daí o Facebook divide a publicação em 7 áreas com temas diferentes tratados pelo filme e que a companhia acredita terem sido mal abordados pelos realizadores. Isso inclui as práticas da plataforma para viciar os usuários em seus produtos, a acusação de que a empresa consideraria o público como seu produto, a utilização de algoritmos, a administração em respeito à privacidade dos dados, o uso do aplicativo na polarização política, os efeitos da rede social nas eleições e a questão da desinformação.

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Cada uma das categorias tem contra-argumentos próprios para rebater os pontos levantados pelo documentário, mas se vale destacar um momento do texto é quando o Facebook discute o criticismo sobre o seu algoritmo criticando… a Netflix. “O Facebook usa algoritmos para melhorar a experiência das pessoas usando nossos aplicativos – da mesma forma que qualquer app de namoro, Amazon, Uber e outros tantos apps de consumo que as pessoas usam diariamente” escreve a empresa; “Isso também inclui a Netflix, que usa um algoritmo para determinar quem deveria assistir ‘O Dilema das Redes’ e aí o recomenda. Isso acontece com toda peça de conteúdo que aparece no serviço”.

A resposta da companhia é mais um capítulo na recepção do documentário de Jeff Orlowski, que desde o lançamento mundial no último dia 9 de setembro vem atraindo todo tipo de discussão em torno do tema do impacto social das rede sociais. Isso inclui elogios e criticismos, e para além do Cinemático sobre o longa vale também ler a opinião de gente envolvida no dia a dia do Vale do Silício – incluindo aí de Casey Newton, ex-repórter do The Verge.

Você pode ler a resposta do Facebook a “O Dilema das Redes” na íntegra aqui.

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