Fernando de Noronha receberá mais de 100 bicicletas e 20 estações para uso de moradores e turistas

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A Ilha de Fernando de Noronha vai receber 105 bicicletas para o uso gratuito de moradores e turistas, disponíveis todos os dias. O anúncio foi feito pelo Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, durante evento no arquipélago.

As primeiras dez foram entregues por Carreras e o administrador do Arquipélago, Luiz Eduardo, na última segunda-feira (19), assim como as duas primeiras estações, na Praça Flamboyant e na Vila do 30. Até o final do ano, todas as bicicletas já estarão em funcionamento, assim como as oito estações e as 12 de apoio (paraciclos). Todos os equipamentos foram doação do Banco Itaú.

Veja também as mais lidas do DT

A intenção da secretaria é fazer um mês de projeto piloto com as duas estações e as 10 bicicletas. Após este período, todo o sistema estará pronto a entrar em atividade, sem a preocupação com possíveis falhas. No total serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, duas para deficientes visuais e três para deficientes físicos.

“Realizamos uma pesquisa na Ilha e 80% dos entrevistados responderam que utilizariam bicicletas como principal meio de transporte. Queremos transformar Noronha em um exemplo de transporte sustentável e promover uma melhor qualidade de vida para os moradores e visitantes”, comentou Carreras.

As bicicletas estarão acessíveis durante todo o dia, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. Todas elas serão novas e terão um design específico, que garanta conforto ao ciclista, com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, específicos do Arquipélago. As bicicletas serão resistentes à maresia e a impactos.

Com a finalidade de conscientizar a população local, a secretaria promoverá, entre os dias quatro e seis de novembro, capacitações para motorista de ônibus, táxis e receptivos (motoristas oficiais) quanto à boa convivência com os ciclistas.

“Nosso foco, neste momento, é promover a educação e a conscientização das pessoas que passarão a contar com uma nova realidade, que serão as bicicletas, pois além das 105 unidades que ficarão nas estações, ainda serão distribuídas bikes para todos os moradores de Fernando de Noronha. Vamos mostrar que podemos tornar a mobilidade da Ilha ainda mais sustentável”, finalizou Carreras, lembrando que todos os ilhéus serão contemplados com bicicletas novas e no mesmo padrão das que estarão nas estações.

A primeira entrega será em dezembro, para os estudantes da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha. Em janeiro serão mais 500 unidades sorteadas entre os inscritos. No total serão cerca de 3,5 mil bicicletas entregues.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade