Festuris, premiações e aberturas aquecem o turismo gaúcho

Continua depois da publicidade

Nesta edição, conheça os fatos e curiosidades que estão movimentando o turismo no Rio Grande do Sul

Por Neneca Campos

Feira do Livro de Porto Alegre volta à Praça da Alfândega

Com o tema “Para ler um novo mundo”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre será realizada em formato híbrido de 29 de outubro a 15 de novembro de 2021. A Feira volta a seu lugar de origem, a Praça da Alfândega, onde ocorre desde a sua fundação, em 1955. Ao seu redor os amantes dos livros poderão visitar as barracas dos livreiros, os estandes dos patrocinadores e o Pavilhão de Autógrafos, todos ao ar livre com o devido espaçamento.

Veja também as mais lidas do DT

Também será promovido 36 encontros em lives transmitidas entre 18h e 19h30 (Foto: divulgação)

O patrono escolhido para essa 67ª edição foi o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, escritor premiado e filho da poeta Maria Carpi, patrona da Feira do Livro de 2018.

Segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro, 56 associados estarão com barracas com as tradicionais dicas de leitura, descontos e saldos. Também será promovido 36 encontros em lives transmitidas, entre 18h e 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul. O endereço eletrônico abrigará ainda, as lojas virtuais dos expositores. Assim, quem não puder ir ao local, poderá comprar as obras também pela internet.

Marta Rossi e Ângelo Sanches estão entre os 100 Mais Poderosos do Turismo

Marta Rossi, fundadora e criadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado e Ângelo Sanches, presidente da Associação Nacional de Secretários e dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) e secretário de turismo da cidade de Canela, foram homenageados no 100+ Poderosos do Turismo Panrotas Elo. A entrega das premiações ocorreu na última segunda-feira, dia 18, no Palácio Tangará, em São Paulo.

A 15 dias do Festuris, Marta não conseguiu estar presente devido às agendas pré-Festuris (Foto: divulgação)

A 15 dias do Festuris, Marta não conseguiu estar presente devido às agendas pré-Festuris. “Eu realmente me sinto feliz por integrar este seleto clube dos 100+ Poderosos do Turismo, embora eu, sinceramente, não me considere poderosa, mas sim uma trabalhadora, esforçada e responsável com os desafios que assumi”, destacou Marta agradecendo a premiação.

Ângelo Sanches destacou que “estar entre as pessoas mais poderosas do turismo em um ano pandêmico é, além de resiliente, desafiador! Mostrar ao mundo que somos capazes de se reinventar, se adaptar e se reconstruir, apesar das adversidades”, concluiu.

Machadinho Thermas Resort Spa está completando 8 anos

Considerado um dos melhores Resorts do Sul do país, o Machadinho Thermas conta com excelente estrutura, a começar pelos seus apartamentos que levam aos hóspedes água termal direto da fonte. Todos os apartamentos têm água termal e calefação para os dias de frio e as suítes têm uma atração a mais: banheiras de hidromassagem com água termal.

A cidade de Machadinho, está a uma distância de praticamente 450 km das três capitais do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o Resort é um complexo de lazer que agrada de crianças a adultos.

A érea esportiva oferece campo de futebol 7, vôlei de areia e futebol de areia (Foto: Maely Silva)

Ali o hóspede vivência momentos de relaxamento nas piscinas externas e internas com água terma a 46ºC direto da fonte termal. São nove piscinas, ofurôs, sauna úmida, academia, play kids, sala de jogos, boliche, salão de baile e anfiteatro, além do SPA Ilex, onde os procedimentos têm como base a erva-mate, um dos diferenciais do complexo hoteleiro.

A érea esportiva oferece campo de futebol 7, vôlei de areia e futebol de areia, trilha ecológica onde o hóspede pode caminhar respirando ar puro, observando as belezas naturais e se reconectando com a natureza.

Vale dos Vinhedos inaugura em 2025 um parque temático com a maior adega vertical do mundo

 A partir de 2025, Bento Gonçalves vai contar com um hotel de alto luxo com um parque temático, que promete ter a maior piscina com borda infinita e cascata do mundo. O empreendimento, da Wyndham Hotels & Resorts vai se localizar em meio as belezas naturais e culturais do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

O empreendimento orçado em R$ 300 milhões ocupará uma área de 60 mil m², 421 apartamentos e contará com um parque em que a temática será o vinho. Os criadores prometem sensações olfativas, de paladar e tato, além de atrações como a “maior adega vertical do mundo” e um museu com tecnologias imersivas, como a 7D. Ou seja: uma vez em Bento Gonçalves, será possível conhecer não somente a região, mas outros diversos destinos do mundo que têm o vinho como atração.

O complexo hoteleiro além da super piscina com borda infinita, contará um elevador inclinado com atrações holográficas, spa, academia, centro de eventos, heliponto e lobby bar.

Estado exige comprovante de vacinação

Desde o dia 18/09, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 em atividades de alto risco de contágio de coronavírus. A proibição vale para todo o Estado.

Estão inclusas nas atividades listadas como alto risco de contagio eventos sociais, casas de festas, de shows e casas noturnas, restaurantes, bares e similares. Cinema, teatros, auditórios e circo. Parques temáticos, aventura, diversão, aquáticos, naturais, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos similares e todas as competições esportivas

A norma vale tanto para profissionais que trabalham no local quanto para o público em geral.

A apresentação do comprovante de imunização seguirá um cronograma de idade, de acordo com o avanço da campanha de vacinação no Estado.

A comprovação de vacinação pode ser o cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou outro órgão governamental ou o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS.

Espaço Green & Experience e a sustentabilidade serão destaques no 33º Festuris

Durante o evento vai acontecer ações de conscientização como a “Árvore da Integração” (Foto: divulgação)

Experiência, sustentabilidade e transformação. Essas são palavras que vêm norteando o mundo atualmente e que vão ser destaque durante a 33ª edição do Festuris que acontece de 4 a 7 de novembro em Gramado.

A feira deste ano, com um total de 25 mil metros quadrados, apresentará tendências como o Espaço Green & Experience. Serão destacados os segmentos de ecoturismo, sustentabilidade, turismo rural e turismo de natureza em uma área conceito de 75m². No entorno, expositores demonstrarão suas essências incluindo o participante em várias experiências

Durante o evento vai acontecer ações de conscientização como a “Árvore da Integração”, que será plantada pela Itália, e a campanha “Plante uma Árvore”, em que serão distribuídas mudas de árvores aos participantes. “Nós acreditamos que a transformação do turismo depende de propostas e práticas sustentáveis, e que iniciem dentro de nós formando um bem para a comunidade em que vivemos. Por isso apostamos nesta transformação”, declara Marta Rossi.

Ranking elege os 25 piores pratos típicos da América do Sul – 4 são do Brasil!

O sagu, uma tradicional sobremesa gaúcha, feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, ficou com a 16ª posição (Foto: divulgação)

O site especializado em gastronomia TasteAtlas divulgou um ranking com os 25 piores pratos da América do Sul. O Brasil ficou com quatro nomes na lista e dois são gaúchos.

O primeiro representante brasileiro no ranking dos piores alimentos da América Latina na 6ª posição foi o quibebe, que obteve 3,2 pontos. É feito com abóbora, cebola e pimentão. O sagu, uma tradicional sobremesa gaúcha, feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, ficou com a 16ª posição. Os outros dois são o Maria Mole, em 22 posição seguido pelo Tareco.

O TasteAtlas é uma enciclopédia de sabores que catalogou mais de 10.000 alimentos e bebidas, e há dezenas de milhares ainda a serem pesquisados ​​e mapeados. Eu particularmente não concordo com a escolha do sagu, uma sobremesa que considero deliciosa!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade