Fórum de Turismo, do Festival das Cataratas, anuncia vencedores da edição

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira (11) foram anunciados os melhores artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiência do 14º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Um verdadeiro recorte nacional sobre a produção científica no turismo e áreas correlatas. Assim foi a 14ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, evento complementar do Festival das Cataratas, que pela primeira vez foi realizado totalmente on-line entre 9 e 11 de setembro.

Veja também as mais lidas do DT

Foram anunciados os melhores artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiência desta edição, que contou com 125 trabalhos aprovados, que representaram 27 universidades de 11 estados brasileiros. A programação ainda contou com mesas temáticas que puderam ser acompanhadas gratuitamente pelas redes sociais do Fórum.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi a instituição com o maior número de trabalhos submetidos (14), seguida pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com 13, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 11, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 10.

De acordo com o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, o evento foi considerado um sucesso. “Já é o maior evento técnico-científico do turismo do Brasil e cada vez se destaca mais pela qualidade dos trabalhos apresentados, que mais uma vez estavam espetaculares”, disse durante o encerramento do evento.

O presidente da comissão organizadora do Fórum, Francisco Antonio dos Anjos, da UNIVALI, destacou que o Fórum vem se fortalecendo a cada ano e que mesmo em tempos de pandemia se mostrou de grande relevância, seguindo a linha de eventos internacionais. “O Fórum se dispõe a ser um grande espaço de construção, ou seja, de ensino, de pesquisa e cada vez mais com o fortalecimento da extensão”.

Os vencedores

Na categoria Artigo Científico, venceram Elieti Fatima de Goveia, Vanessa Alberton e Diogo Luders Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com o trabalho “Conselho Municipal de Turismo de Irati: um Levantamento das Ações Desenvolvidas no Ano de 2019”. Em segundo lugar ficaram Elieti Fatima de Goveia, Vanessa Alberton e Diogo Luders Fernandes, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com “Análise da Atividade Turística na Percepção dos Stakeholders: Uma Abordagem dos Recursos e Capacidades Dinâmicas”.

Entre os resumos expandidos, o melhor trabalho foi apresentado por Beathriz Defaveri Bieler, Anny Alinny Raimunda de Souza Lima e Marklea da Cunha Ferst, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O tema foi “Hotelaria (D)eficiente e acessibilidade como diferencial de competitividade”. Na segunda colocação ficaram João Pedro Barbosa Alvarinho, Wynne Gonçalves Farias e Kaciano Barbosa Gadelha, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com “Turismo cultural e a militância Negra: Uma reflexão com base no videoclipe de Apeshit do The Carters”.

Já entre os relatos de experiência, o melhor avaliado foi “Projetos de extensão como transformadores da sociedade: relato de experiência dos alunos do Centro Universitário SENAC Campus Águas de São Pedro com a APAE São Pedro (SP)”, apresentado pelos estudantes Rute Machado Pedrosa, Nicholas Fernandes Teixeira, Fábio Leandro Bontorim Stoco e Gabriel Furlan Coletti, do Centro Universitário SENAC – Campus Águas Claras. Na mesma categoria, a segunda posição ficou com Joelma Monteiro de Carvalho, Rejane Gomes Ferreira e Rucian da Silva Vilácio , da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com “Saberes e enfrentamento em tempo da COVID-19: relato de experiência extensionista na Associação de Mulheres Indígenas – AMISM – Manaus”.

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur), organizado pela De Angeli Eventos e Empreendimentos, em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e diversas universidades e institutos brasileiros.

Programação do Festival das Cataratas continua em dezembro

Além do Fórum, a programação complementar do Festival das Cataratas contou esta semana com a realização da Rodada de Negócios do MICE Cataratas, promovida on-line em parceria com o Visit Iguassu, Sebrae PR e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-PR). Durante a ação, 44 compradores e fornecedores puderam interagir e se apresentar para o fechamento de futuras parcerias e negócios.

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, o Festival continua com a já tradicional Feira de Turismo e Negócios. Informações sobre estandes disponíveis podem ser obtidas pelo pelo e-mail: comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 99958-0025.


Festival das Cataratas

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – 9, 10 e 11 de setembro – on-line

Rodadas de Negócios MICE – 10 de setembro – on-line

Feira de Turismo e Negócios – 2, 3 e 4 de dezembro – presencial

Foz do Iguaçu – PR – BR 045 3029 6603 / 99975 2402

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade