Governo do Estado do Rio trabalha em conjunto em prol do ecoturismo

Continua depois da publicidade

O Ecoturismo é um segmento que se consolida a cada dia. No Brasil, o estado do Rio de Janeiro chama atenção pela diversidade de opções voltadas para o setor. Visto isso, as Secretarias de Estado de Turismo (Setur-RJ) e de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) assinaram, durante a abertura do 1º Seminário Estadual de Turismo de Aventura, um acordo de cooperação entre as pastas. O documento visa atrair mais visitantes e consolidar as unidades de conservação estaduais como destinos de turismo ecológico.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Muito procurado pelas paisagens e por ser referência na prática de esportes e atividades de aventura, o Rio conta com 11 parques estaduais. Eles são abertos ao público e administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – órgão vinculado à Seas.

Veja também as mais lidas do DT

O secretário de Turismo, Otavio Leite, ressaltou o potencial do ecoturismo que está presente em todo âmbito estadual.

– Não há hoje uma perspectiva mais moderna de abordagem do setor, a não ser integrar o turismo de aventura e o ecoturismo. Em se tratando de Brasil, em particular do Rio de Janeiro, nós temos características muito sui generis. A capital tem no Parque Nacional da Tijuca o ecoturismo urbano e no interior temos diversas possiblidades presentes em quase todo o Estado. – disse Otavio Leite.

O ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. Conforme estima a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas mundiais têm como demanda o turismo ecológico, tendo como faturamento anual, aproximadamente, 260 bilhões de dólares. No Brasil, é arrecadado cerca de US$ 70 milhões.

Para a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lucia Santoro, a participação das Unidades de Conservação no desenvolvimento e consolidação do ecoturismo é algo bastante concreto e requer parcerias sólidas e planejamento efetivo.

– O potencial do Estado do Rio de Janeiro é enorme. Não podemos perder a oportunidade de gerar emprego para os cidadãos fluminenses e ainda atrair recursos, mas sempre promovendo a consciência ambiental. Este termo é um importante passo para a concretização das áreas protegidas como destinos seguros que permitem experiências ecológicas e contato com a natureza – destacou a secretária.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O seminário promovido pela Setur-RJ aconteceu no dia 27 de julho, no Museu Naval, e contou com a participação do presidente do Detro, Cleber Afonso, do presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura, Fábio Nascimento, comandantes da Marinha e lideranças de diferentes segmentos do turismo fluminense.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade