Governo fluminense abre Palácio Guanabara à visitação pública

Continua depois da publicidade

Desde sábado (31), o Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, abre as suas portas para o público em um projeto inédito de visitas guiadas. O passeio será acompanhado por estudantes do curso de turismo e hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio (Senac-RJ), parceiro do governo fluminense no projeto, e ocorrerá no último sábado de cada mês, em dois horários, às 9h e às 10h30.

A visita começa pelo Salão Nobre do palácio e inclui a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário, além dos jardins. Construído em 1853, em estilo neoclássico, o palácio, localizado no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio, foi a residência da Princesa Isabel, herdeira da Coroa, e seu marido, o Donde D’Eu, durante o Império. Era então conhecido como Palácio Isabel.

Com a Proclamação da República, o palácio foi confiscado da Família Imperial, transferido ao Patrimônio da União e passou a ser chamado de Palácio Guanabara. Durante o regime ditatorial do Estado Novo (1937-1945), foi residência oficial do presidente Getulio Vargas. Em 1938, o palácio sofreu um ataque da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista liderado por Plínio Salgado.

Veja também as mais lidas do DT

A partir de 1946, o Guanabara passou a sediar a prefeitura do então Distrito Federal. Com a transferência da capital para Brasília, em 1960, tornou-se a sede do governo do estado da Guanabara, e, após a fusão, em 1975, do governo do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Casa Civil do governo fluminense, os primeiros grupos de visitantes já estão fechados, porque fizeram o agendamento prévio. Os interessados em participar das próximas visitas devem enviar um e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br com nome completo, cópia do documento de identidade com foto e telefone para contato. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade