Hamburgueria produz gás de cozinha com lixo orgânico

Continua depois da publicidade

O desperdício e o destino do lixo são duas das mais relevantes discussões que rondam a indústria alimentícia. Toneladas de resíduos são produzidos e, muitas vezes, despejados em aterros sanitários, o que agrava problemas ambientais, como a poluição do solo e lençóis freáticos e a emissão de gases de efeito estufa.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Para fazer a diferença entre as hamburguerias seguindo um caminho sustentável, a Primata Wings & Burger tornou-se o primeiro case mundial do setor a empregar dois sistemas HomeBiogas (www.homebiogas.com.br), aparelho que transforma material orgânico em energia.

Desde o final de 2018, o estabelecimento emprega os aparelhos para reutilizar os restos de alimentos para produzir o próprio gás de cozinha. Já o fertilizante natural, subproduto, é usado no cultivo de salsinha no local, utilizada na produção da maionese caseira, e pode ser doado para os clientes em garrafas long neck, também reaproveitadas das bebidas servidas na casa. “O resultado é a redução de duas toneladas de lixo enviado para aterros sanitários e de 12 toneladas de gás de efeito estufa lançados na atmosfera por ano”, afirma Leandro Toledano, representante da marca israelense no Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

Preocupada com a causa ambiental e a vida humana, a Primata Burger mantém outras práticas sustentáveis. Além da reciclagem dos resíduos orgânicos, eliminou o uso de artigos descartáveis, como copos e canudos plásticos, e separa o restante dos materiais, tais quais as embalagens das bebidas comercializadas, para também serem reciclados. Ainda, lacres de latinhas e tampinhas de garrafas são coletados e contribuem com projetos de instituições que as convertem na doação de cadeiras de rodas a quem tanto precisa.

Toledano ressalta que, como primeiro case mundial do setor, a hamburgueria prova que é possível utilizar o HomeBiogas de forma eficiente em um espaço pequeno no ambiente urbano. “Esperamos que a Primata sirva de inspiração para outros estabelecimentos e moradores da cidade e reitere que precisamos pensar no destino do lixo e na poluição, principalmente em uma metrópole gigantesca como São Paulo”, declara.

Primatas Wings & Burger
Endereço: Rua das Luminárias, 59, Vila Madalena, São Paulo (SP).
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 12h às 23h.
Informações adicionais: Capacidade total de 42 pessoas; Wi-Fi; ar-condicionado; aceita todos os cartões de crédito e débito.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade