Hotel SPaventura Ecolodge apresenta soluções sustentáveis

Continua depois da publicidade

Localizado em Ibiúna, interior de São Paulo, o hotel apresenta soluções para captação, limpeza, distribuição e reuso da água com preceitos de sustentabilidade

Redação do DIÁRIO com agências

O Dia Internacional da Água, 22 de março, é uma importante data para a conscientização a respeito desse importante recurso e os cuidados necessários para mantermos em abundância. Localizado no alto da Serra de Paranapiacaba, e contando com bons períodos de chuva e muitas nascentes de rios, o Hotel SPaventura Ecolodge teve, desde sua idealização, a preocupação em cuidar, tratar e distribuir a água com diferentes soluções sustentáveis.

Todos os 38 chalés e espaços possuem calhas para captação de água da chuva. Após ser captada, a água é separada: a que possui resíduos físicos é descartada para um espelho d’água, enquanto a água sem resíduos é armazenada em uma cisterna. A água da chuva captada que não será armazenada para abastecimento é direcionada para um canal que permite sua lenta infiltração e abastecimento do lençol freático.

Acreditando no conceito de promover a exploração de áreas e uso de recursos naturais sem prejudicá-los, com ações agregadoras e em equilíbrio, o Hotel SPaventura fomenta o turismo sustentável, dissemina a conduta consciente em ambientes naturais e envolve e capacita a comunidade local nos negócios com a intenção de promover o desenvolvimento. “Na zona rural não há sistema de coleta de esgoto ou tratamento. A questão que precisamos abrir a cabeça é que o esgoto não é um resíduo descartável e sim um importante recurso”, comenta Alexandre Haberkorn, biólogo e sócio-fundador do hotel.

Projeto 99% Sustentável

O SPaventura se encontra na Fazenda Morros Verdes, em uma área de aproximadamente 295 hectares tendo mais de 80% de Mata Atlântica, com altitudes que variam entre 700 e 960 metros. Desde a montagem do projeto até a sua conclusão, todos os aspectos de sua infraestrutura foram pensados para não impactar o meio ambiente e sim fazer parte dela. Os chalés são feitos em Wood Frame, tecnologia de construção seca e sobre palafitas, respeitando a topografia do terreno. Em uma área mais alta, o hotel conta com uma usina solar capaz de produzir 5.000kWh. O transporte realizado dentro do hotel é feito por carros elétricos e apenas um é a diesel.

Hotel SPaventura Ecolodge
Localização: Fazenda Morros Verdes
Endereço: Estrada Municipal do Verava, s/n – Zona Rural, bairro Terra Boa | Ibiúna – SP, CEP: 18150-000
Informações:www.spaventura.com.br
Facebook: www.facebook.com/spaventura
Instagram: www.instagram.com/spaventura

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade