Igrejinha (DF) dá início a obras de conservação recomendadas pelo Iphan

Continua depois da publicidade

Substituição das portas de entrada da Igreja Nossa Senhora de Fátima foi a primeira melhoria realizada

Edição DIÁRIO com agências

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), recebeu a primeira de muitas ações de melhorias que serão executadas no templo até dezembro de 2022. A primeira das obras é a substituição das portas de madeira, que serão substituídas por uma estrutura metálica para aumentar a segurança da igreja.

Veja também as mais lidas do DT

Localizada entre as quadras 307/308 Sul, no Plano Piloto, está inserida no perímetro tombado do Conjunto Urbanístico de Brasília, inscrito no Livro do Tombo Histórico em 14 de março de 1990.  Foi tombada provisoriamente em 2007, e em definitivo em 2017, como parte do conjunto das obras de Oscar Niemeyer, inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes.

A cerimônia para comemorar o início das obras, aconteceu na  última terça-feira (18) e contou com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, Saulo Diniz, do ministro provincial, frei Clézio Menezes, do páraco da Igrejinha, frei Reinaldo dos Santos Pereira, além de representantes do Governo do Distrito Federal.

A iniciativa faz parte de uma série de recomendações técnicas propostas pelo Iphan-DF em setembro de 2021, que apontou a necessidade de reparos tanto na estrutura arquitetônica do bem, quanto em seu entorno.

De acordo com o pároco da Igrejinha, frei Reinaldo, o próximo serviço a ser executado será a restauração dos bancos genuflexórios (apropriado para orar de joelhos), que deve ser iniciada nos próximos 15 dias. O plano também prevê pintura e reparos gerais na estrutura do bem, além da reforma e adequação do sistema elétrico e hidráulico e revitalização das janelas. “Por se tratar de uma questão de segurança, focamos primeiro na substituição das portas que já era uma demanda antiga da sociedade”, comentou o pároco.

Há mais de 80 anos o Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo (MTur), responde pela preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. É de responsabilidade do Iphan a conservação, a salvaguarda e o monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, como é o caso do Conjunto Urbanístico de Brasília.

Localizada entre as quadras 307/308 Sul, no Plano Piloto, a Igreja Nossa Senhora de Fátima está inserida no perímetro tombado do Conjunto Urbanístico de Brasília, inscrito no Livro do Tombo Histórico em 14 de março de 1990.  Foi tombada provisoriamente em 2007, e em definitivo em 2017, como parte do conjunto das obras de Oscar Niemeyer, inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade