Impacto do coronavírus nas viagens: “Cancelamentos acontecem, mas não é uma situação fora de controle”, afirma Abracorp

As agências brasileiras de turismo já começaram a sentir o impacto do surgimento de casos de coronavírus (Covid-19) na Itália. Turistas de negócios e lazer começaram a pedir o cancelamento de viagens para o país europeu.

VALOR ECONÔMICO


 

“Estamos tendo muitos cancelamentos, principalmente para a Itália. Já tivemos três grupos de turistas cancelados. Um dos grupos que cancelou é de 120 pessoas que iriam para a Cosmoprof [Worldwide Bologna, feira internacional de perfumaria e cosméticos, realizada entre 12 e 16 de março], em Bologna”, afirmou Arnaldo Franken, sócio do Grupo AD Turismo e Viagens. O executivo disse que também recebeu mais de 40 pedidos de turistas de lazer para cancelar viagens que seriam feitas em março e abril para Itália e também para outros destinos na Europa.

Franken disse que já perdeu “alguns milhões de dólares” com o cancelamentos de viagens por conta das preocupações sobre o coronavírus. “Vamos enfrentar um mês de março muito complicado. Acredito que os cancelamentos serão mais fortes nos próximos um ou dois meses. Depois disso deve haver uma melhora”, afirmou Franken.

Ele acrescentou, no entanto, que já tem clientes cancelando pacotes de viagens para o Japão para os Jogos Olímpicos. O executivo disse que tem procurado oferecer mais pacotes de viagens para a América do Sul e o Brasil para tentar reduzir um pouco as perdas com o cancelamento das viagens ao exterior. “A verdade é que as empresas que não têm uma boa reserva de caixa correm o risco de quebrar com essa crise”, afirmou Franken.

A Maringá Turismo, do grupo Arbaitman, informou que registra, desde janeiro, cancelamentos de voos por causa do coronavírus. Em janeiro e início de fevereiro, os cancelamentos estavam circunscritos à China, mas, agora, o problema aumentou. “Para o ramo de turismo tem sido catastrófico. Já tem gente cancelando viagens para a Europa por causa dos cassos de coronavírus na Itália e na Grécia. Tem gente cancelando até viagem para os Estados Unidos, embora não tenha nenhum caso de mortalidade lá”, Marcos Arbaitman, presidente da agência.

Ele disse que já cancelou três grupos de turismo que iriam para a China em abril, maio e junho, e recebe diariamente pedidos de cancelamento de viajantes com destino a outros países afetados pelo coronavírus. “Estamos passando por um período difícil. É uma pena porque o setor estava em franca recuperação”, disse Arbaitman.

A Decolar informou em nota que “até o presente momento não registrou impacto nas buscas em função do surto de coronavírus. A empresa destaca, ainda, que alguns voos podem sofrer alteração em função de cancelamentos realizados pelas companhias aéreas e que as mudanças serão informadas aos passageiros com antecedência”.

A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) não tem estatísticas sobre o total de viagens a trabalho canceladas neste início de ano. Gervásio Tanabe, presidente-executivo da Abracorp, disse que as agências têm recomendado aos clientes reforçar cuidados com a higiene e evitar os destinos mais impactados pelo coronavírus. Cancelamentos de viagens aconteceram, mas não há pedidos em massa. Não é uma situação fora de controle”, afirmou Tanabe.

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Em live, Ministério do Turismo apresenta próximos passos do Programa Revive

Em uma live realizada nesta quinta-feira (09), o Ministério do Turismo, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria Especial...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

Uma viagem intergaláctica com o astrônomo Emerson Perez (Exclusivo!)

15 ANOS DIÁRIOS - publicado dia 17 de fevereiro DE 2018 Perez acredita que as viagens interplanetárias ganharão impulso nas mãos de empresas privadas REDAÇÃO DO...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias