Japão quer duplicar número de estudantes estrangeiros até 2020

Continua depois da publicidade

O Japão pretende duplicar o número de alunos estrangeiros em suas universidades até 2020 e, para isso, vai facilitar os requisitos de admissão, informa o diário nipônico Nikkei.

No ano passado, havia no país cerca de 135 mil estudantes estrangeiros, a maioria (70%) era procedente da China e da Coreia do Sul devido, sobretudo, aos obstáculos administrativos que os alunos de países ocidentais enfrentam.

O governo tem o objetivo de atrair cerca de 300 mil universitários estrangeiros em 2020 e de diversificar os países de origem – para atingir esse fim pretende flexibilizar os regulamentos em vigor, por meio de uma proposta legislativa, acrescenta o jornal.

Veja também as mais lidas do DT

Atualmente, é exigido que os alunos estrangeiros tenham cumprido pelo menos 16 anos de escolarização em seus países de origem para ter acesso aos estudos de pós-graduação no Japão.

Essa regra dificulta o acesso aos estudantes da maioria dos países europeus, onde os cursos universitários duram três anos.

Os estrangeiros que não cumprem esse requisito veem-se obrigados a estudar japonês durante pelo menos um ano em centros designados pelo Ministério da Educação, o que, na prática, faz com que muitos descartem a opção de estudar em universidades nipônicas.

O novo regulamento, que vai vigorar a partir do próximo outono, permitirá que universitários com licenciaturas de três anos tenham acesso direto a estudos de pós-graduação. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade