Segundo comunicado enviado ao DIÁRIO pela companhia aérea, a LATAM consolidou sua liderança no mercado de voos entre Brasil e Chile em 2024, transportando mais de 2 milhões de passageiros nas rotas diretas entre os dois países. O volume representa um crescimento expressivo de 59% em relação a 2023, quando 1,29 milhão de passageiros foram transportados.
Ainda, de acordo com a empresa, a LATAM alcançou uma participação de 67% no mercado Brasil-Chile, quando comparada com outras companhias aéreas que operam o mesmo trecho. Em termos de Assentos-Quilômetros Oferecidos (ASK), a participação da companhia chegou a 66%, com um aumento de 1,32 ponto percentual na comparação com o ano anterior.
Aumento da demanda impulsiona mais voos
A busca crescente por passagens entre os dois países levou a LATAM a ampliar em 50% sua oferta de voos na operação de janeiro e fevereiro de 2025. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram realizados quase 2,5 mil voos em nove rotas ligando capitais brasileiras a Santiago.
O destaque vai para o aumento na frequência dos voos na rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago, que passou de 20 para 40 voos semanais, e na rota Florianópolis-Santiago, que saltou de 9 para 20 voos semanais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO pela Subsecretaria de Turismo do Chile, o Brasil ocupou a segunda posição em número de visitantes estrangeiros no país em 2024, impulsionado pela alta conectividade oferecida pela companhia aérea.
Frota e conectividade em expansão
A LATAM segue investindo no aumento de sua frota no Brasil. Nos últimos dois anos, a companhia ampliou sua capacidade em 13%, com a chegada de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Com isso, opera atualmente a maior malha aérea de sua história no país, com voos para 52 aeroportos nacionais.
De acordo com comunicado enviado ao DIÁRIO pela empresa, para 2025 estão previstas inaugurações de operações regulares em Pelotas e Ribeirão Preto, além de um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos (ASK).
Na operação internacional, a LATAM mantém sua posição de liderança na conectividade entre o Brasil e o mundo, oferecendo voos próprios para 90 aeroportos internacionais. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, e já anunciou a nova rota Fortaleza-Lisboa para a alta temporada de 2025.
Mais empregos e capacitação
O crescimento da LATAM também reflete na geração de empregos. Segundo a companhia, o número de funcionários no Brasil aumentou 14% nos últimos dois anos, alcançando 20,5 mil colaboradores. Além disso, em janeiro de 2025, teve início a primeira turma da Escola LATAM, um programa de capacitação profissional voltado para o mercado de aviação, com 70 bolsistas.
Em fevereiro de 2025, a empresa abriu novo processo seletivo para contratar 900 tripulantes no país, reforçando seu compromisso com a qualificação e geração de empregos no setor aéreo.
Parceria com a Embratur fortalece turismo internacional
A expansão da malha aérea da LATAM está diretamente ligada à parceria com a Embratur, com o objetivo de promover o Brasil no exterior e fortalecer a conectividade internacional. Segundo a nota, o investimento na ampliação da frequência dos voos para a Europa e Estados Unidos está alinhado com as ações de promoção do Brasil no exterior, impulsionando o turismo internacional.
“A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Líder no mercado doméstico e corporativo
A LATAM consolidou-se como líder da aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com uma participação de quase 39% no mercado doméstico (RPK) em 2024. No segmento corporativo, também mantém a liderança por dois anos consecutivos no ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
No mercado internacional, a companhia encerrou 2024 com 23,6% de participação de mercado (RPK), reafirmando sua posição de maior conectividade entre o Brasil e o mundo.