Leitor do DIÁRIO critica parceria Tripadvisor/Kiwi e TAP Portugal

O leitor do DIÁRIO DO TURISMO Igor Reis Coelho ao comentar o artigo TripAdvisor é confiável? Mais ou menos! de Fábio Steinberg fez mais que um desabado, mas uma clara exposição de argumentos do péssimo serviço de atendimento (segundo ele) recebido pela dobradinha TripAdvisor/Kiwi e a companhia aérea portuguesa TAP. Ele expõe com detalhes o caso no relato abaixo, veja:

Em setembro de 2020, fiz uma compra de passagens aéreas no site da Tripadvisor/Kiwi (www.tripadvisor.com.br/kiwi.com), em parcela única com o cartão de crédito. Acessei o site da Tripadvisor, pesquisei e selecionei as passagens, mas antes de concluir a compra fui direcionado para o site da Kiwi, onde a transação foi concluída. No extrato da fatura, apareciam duas compras: uma referente ao voo de ida e outra ao voo de volta.
Para minha surpresa, no mês seguinte recebi um email da Tripadvisor informando que a companhia aérea TAP Portugal cancelou mais da metade dos trechos do translado. Não foi explicado o motivo do cancelamento. Segundo o mesmo email, eu deveria optar por aquisição de novos trechos ou algumas opções de reembolso. Optando por novos trechos, eu gastaria adicionalmente e no mínimo o mesmo valor pago pelas passagens. Ou seja, eu pagaria duas vezes pela mesma viagem. Se optasse por alguma forma de reembolso, eu deveria escolher entre cerca de R$ 400,00 (menos de 10% do valor pago pelas passagens) em créditos no site da Kiwi ou por tentativa imprevisível e indefinida de reembolso pela companhia TAP.
Desde então, por inúmeras vezes, tentei atendimento direto e individual com todas as empresas envolvidas, mas sem sucesso. Sempre era encaminhado para páginas de atendimento automático na internet. Atendimento telefônico não funcionava. Nem havia endereço de email para contato. Ou seja, praticamente não existia suporte ao cliente e o pós venda foi uma experiência sofrida e decepcionante.
Não fui responsável por nenhum cancelamento ou problema relacionado ao transporte aéreo. Como cliente, cumpri todas as minhas obrigações. Eu me senti extremamente lesado e desrespeitado pela transação comercial realizada. A sensação é de ter sido roubado e enganado de forma escancarada e impune. Inclusive, assim que recebi o email informando o cancelamento do voo, chequei no site da TAP (www.flytap.com/pt-br/), que os trechos que eu havia comprado estavam disponíveis na mesma data programada.
Consegui o contato da plataforma (Payu) onde o pagamento tinha sido processado, mas disseram que não podiam fazer nada, pois eram apenas um meio para a transação comercial e me passaram então o email da Tripsadvisor. Esta, de forma absurda e irresponsável, negou qualquer responsabilidade com o episódio, pois segundo ela a transação foi efetuada no site da Kiwi. No entanto, o site acessado e a pesquisa e seleção das passagens foi no Tripadvisor.
Procurei o Procon, onde registrei a queixa e a notificação foi enviada às empresas envolvidas. Mas os correios devolveram a notificação, pois as empresas não foram encontradas nos endereços cadastrados.
Após muito trabalho e insistência, fiz reclamação na ouvidoria da operadora do meu cartão de crédito e consegui a abertura de ocorrência por serviço pago e não prestado. Depois de alguns meses, recebi o valor pago pelas passagens aéreas como crédito na fatura do cartão, por decisão e compreensão da operadora Visa.
Por todo o transtorno e perda de tempo que tive e o prejuízo financeiro por ter comprado passagens aéreas mais caras (compra com intervalo de tempo ainda menor em outra companhia aérea), não recomendo o Tripadvisor e Kiwi nem a TAP Portugal. Fiquei muito decepcionado com todas estas empresas. Teria sido a primeira compra nelas.
Depois desta experiência muito negativa, sempre antes de fazer uma compra, sugiro conferir se a empresa tem CNPJ, um serviço bom de atendimento ao cliente (incluindo pós venda) e a reputação dela no mercado.

O DIÁRIO entrou em contato com as empresas citadas nesta carta mas não obteve resposta.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    “Guias de turismo em breve mostrarão sua força, o pior já passou”, diz presidente da Fenagtur

    Nesta segunda-feira (10), se comemora o dia do Guia de Turismo no Brasil. A data serve para ressaltar a vital importância deste profissional no...

    Sky Samuara Hotel diversifica o público e tem expectativas positivas para a retomada do turismo

    O Sky Samuara Hotel integra a diversificada rede de hotéis do grupo Sky, na Serra Gaúcha. O Samuara fica em Caxias do Sul (RS),...

    Bertioga realiza evento “Maio Náutico” nos próximos dias 21 e 22

    Gratuito, evento em Bertioga acontece nos dias 21 e 22 de maio, das 10h00 às 18h00 e das 14h00 às 18h00, respectivamente. A pandemia C-19,...

    No Dia do Guia de Turismo Liguia realiza evento online

    O Dia do Guia de Turismo é celebrado nesta segunda-feira (10) e, para prestigiar esses profissionais tão importantes para o setor do Turismo, a...

    Turistas latino-americanos vacinados na praia de Miami Beach, Flórida

    Um posto de vacinação temporária aplicou neste domingo em Miami Beach, Flórida, 175 vacinas da Johnson & Johnson, a marca preferida dos turistas por...

    Itália volta a receber turistas internacionais dia 15. Brasil está fora

    Após uma longa espera, a Itália vai reabrir suas portas para os turistas internacionais. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agência ANSA A partir do próximo sábado (15),...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing