Como arrancar do ostracismo um destino turístico?

Um destino turístico surge com a somatória de diversos fatores. Para quem acha que o local tem que ter um atrativo natural, a resposta é sim e não, ao mesmo tempo. As cidades nascem com suas belezas naturais oferecidas de graça pelo Criador (ou sedimentadas pelas eras geológicas, como queiram), mas isso só não basta para que sejam descobertas e que os turistas e visitantes possam usufruir dessas belezas.

por Patrícia de Campos*


Um bom exemplo disso é a cidade de Joanópolis, em São Paulo, que embora tenha como atrativo natural a maravilhosa Cachoeira dos Pretos, ela atraia apenas visitantes do entorno. Joanópolis resolveu então adotar a figura do Lobisomen, presente em nosso imaginário desde a mais tenra idade. Hoje um destino bastante procurado por turistas de todo o país.

Outro bom exemplo ainda no Estado de São Paulo, é a cidade de Olímpia, distante quase seis horas da capital, pólo de tradições folclóricas desde 1958, recebeu o título de Capital Nacional do Folclore em 2017, mas que mesmo assim atraia um número limitado de turistas. Foi com o investimento e criação de um parque aquático – sabiamente aproveitando as águas do aquífero do sub solo local -, a cidade passou a ser vista como um destino para férias em família. Hoje com outros parques aquáticos e a construção de diversos resorts, recebeu no ano de 2019, quase três milhões de turistas, com aumento de 12,8% no ano de 2020.

Os atrativos naturais também são pontos a serem explorados. Capitólio, em Minas Gerais, era apenas um lago de Furnas, com água azulada e paredões. Consolidou-se como o “mar de Minas” e hoje recebe um imenso número de ônibus a cada fim de semana.

Nesse país de extensões continentais, existem muitos destinos a serem descobertos, porém para que sejam procurados, é necessário que sejam conhecidos. Para isso é fundamental que tenham uma empresa de representação (a Gentileza r.p. faz esse trabalho junto as operadoras e agências). Aliado a uma empresa de representação é necessário uma boa assessoria de imprensa, para fazer o local virar notícia, seja em jornais de grande circulação, seja em portais especializados em turismo, sejam em blogs e mídias sociais.

É um trabalho de construção que demanda tempo, mas que traz resultado, e quem ganha são todos os que moram no local, pois com o aumento do turismo é necessária uma demanda maior dos meios de hospedagem, restaurantes, guias locais e demais serviços.

No momento quase pós pandêmico em que vivemos, a busca por novos destinos chamados de “natureza, passa a ser cada vez maior, porém se ele não é colocado na vitrine para ser visto, como ser descoberto?

É isso, possuímos destinos turísticos que são verdadeiras pérolas, mas precisamos tirá-los de dentro das ostras.


 

Compartilhe com um amigo:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Patrícia de Campos
Patrícia de Campos
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    CNC: volume de receitas do turismo brasileiro encolheu 36,6% em 2020

    Entretanto, segundo a CNC,, a expectativa da vacinação traz a projeção de um avanço de 18,8% Com as medidas restritivas impostas nos estados brasileiros, em...

    Porto de Galinhas lança campanha de incentivo para agentes de viagens

    Nesta quinta-feira (22), Porto de Galinhas lançará uma campanha de incentivo voltada para os agentes de viagens com intuito de ajudar os profissionais do...

    Viação Executiva é alternativa para viagens privadas

    Em momentos de pandemia, poder contar com aeronaves privadas é um privilégio, especialmente se essa possibilidade vem acompanhada de uma oferta de serviço que...

    Hotéis de Floripa personalizam roteiros com foco no turismo de natureza

    Com as mudanças de hábitos e comportamento dos turistas por causa da Covid 19, os destinos turísticos precisaram se adaptar às novas tendências e...

    United Airlines tem prejuízo de US$ 1,357 bi no 1º trimestre

    A United Airlines registrou prejuízo líquido de US$ 1,357 bilhão no primeiro trimestre de 2021, em resultado melhor do que o divulgado no mesmo...

    American Airlines suspende voos para a América do Sul

    A American Airlines anunciou na segunda-feira que reduzirá voos para alguns destinos na América do Sul porque a pandemia Covid-19 diminuiu a demanda. EDIÇÃO DO...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.