Como arrancar do ostracismo um destino turístico?

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Um destino turístico surge com a somatória de diversos fatores. Para quem acha que o local tem que ter um atrativo natural, a resposta é sim e não, ao mesmo tempo. As cidades nascem com suas belezas naturais oferecidas de graça pelo Criador (ou sedimentadas pelas eras geológicas, como queiram), mas isso só não basta para que sejam descobertas e que os turistas e visitantes possam usufruir dessas belezas.

por Patrícia de Campos*


Um bom exemplo disso é a cidade de Joanópolis, em São Paulo, que embora tenha como atrativo natural a maravilhosa Cachoeira dos Pretos, ela atraia apenas visitantes do entorno. Joanópolis resolveu então adotar a figura do Lobisomen, presente em nosso imaginário desde a mais tenra idade. Hoje um destino bastante procurado por turistas de todo o país.

Outro bom exemplo ainda no Estado de São Paulo, é a cidade de Olímpia, distante quase seis horas da capital, pólo de tradições folclóricas desde 1958, recebeu o título de Capital Nacional do Folclore em 2017, mas que mesmo assim atraia um número limitado de turistas. Foi com o investimento e criação de um parque aquático – sabiamente aproveitando as águas do aquífero do sub solo local -, a cidade passou a ser vista como um destino para férias em família. Hoje com outros parques aquáticos e a construção de diversos resorts, recebeu no ano de 2019, quase três milhões de turistas, com aumento de 12,8% no ano de 2020.

Os atrativos naturais também são pontos a serem explorados. Capitólio, em Minas Gerais, era apenas um lago de Furnas, com água azulada e paredões. Consolidou-se como o “mar de Minas” e hoje recebe um imenso número de ônibus a cada fim de semana.

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Nesse país de extensões continentais, existem muitos destinos a serem descobertos, porém para que sejam procurados, é necessário que sejam conhecidos. Para isso é fundamental que tenham uma empresa de representação (a Gentileza r.p. faz esse trabalho junto as operadoras e agências). Aliado a uma empresa de representação é necessário uma boa assessoria de imprensa, para fazer o local virar notícia, seja em jornais de grande circulação, seja em portais especializados em turismo, sejam em blogs e mídias sociais.

É um trabalho de construção que demanda tempo, mas que traz resultado, e quem ganha são todos os que moram no local, pois com o aumento do turismo é necessária uma demanda maior dos meios de hospedagem, restaurantes, guias locais e demais serviços.

No momento quase pós pandêmico em que vivemos, a busca por novos destinos chamados de “natureza, passa a ser cada vez maior, porém se ele não é colocado na vitrine para ser visto, como ser descoberto?

É isso, possuímos destinos turísticos que são verdadeiras pérolas, mas precisamos tirá-los de dentro das ostras.


 

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  1. Parabéns, muito bom o artigo, só faltou falar um pouco da qualificação do atendimento, pois se for mal atendido o turista não retorna e nem divulga.

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