InícioBlog do DiárioLivro reúne 170 renomados profissionais da gastronomia e apresenta...

Livro reúne 170 renomados profissionais da gastronomia e apresenta a culinária brasileira

A jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha lança pela Editora Alaúde Culinária brasileira, muito prazer, o resultado de mais de cinco anos de pesquisa de nossas tradições e costumes.

EDIÇíO DO DIÁRIO com agências

Verdadeira “geografia da alimentação no Brasil” – como destaca o prefácio de Daliana Cascudo, neta do grande Luís da Câmara Cascudo –, o livro explora nossa riquíssima gastronomiapor meio de ingredientes e pratos típicos de todas as regiões, além de mais de 170 receitas de grandes profissionais do país.

Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que são a própria definição da cozinha brasileira (moqueca, pato no tucupi, picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada, mandioca e cachaça, apenas para citar alguns), sem deixar de lado as influências europeias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer. Assim, o leitor percorre as páginas do livro e encontra frutas, verduras, legumes, peixes, ervas, temperos que se mistura em pratos como muçuã de botequim, baixaria, mojica de jacaré, buré, entrevero, desejo de Catirina e outras delícias do nosso receituário.

Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, Roberta contou com a colaboração de mais de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria, que cederam receitas autorais e releituras exclusivas para compor o panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje que agora está disponível nas livrarias.

São entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que mostram como os ingredientes podem ser aproveitados em preparos tradicionais ou bem inovadores. A cada receita Roberta acrescentou seu toque, trazendo detalhes acerca da criação do prato, do modo de preparar ou do produto utilizado.

Trata-se de uma obra de referência ímpar, leitura obrigatória para lambuzar os dedos, lamber os beiços e degustar a geografia culinária do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Título: Culinária brasileira, muito prazer

Subtítulo: Tradições, ingredientes e 170 receitas de grandes profissionais do país

Autores: Roberta Malta Saldanha

Formato: 16 x 23 cm

Nº de Páginas: 512

Acabamento: brochura com orelhas, miolo 2 cores, com ilustrações

ISBN: 978-85-7881-566-0

Preço: R$ 79,90

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque